Flamengo tem retrospecto preocupante pós-Data Fifa

21/11/2023, 15:11
Flamengo recebe o Bragantino após mais uma pausa para Data Fifa. Seleção Brasileira, Uruguai de Arrascaeta e Chile de Pulgar fazem último jogo nesta noite

Nesta quinta-feira (23), o Flamengo enfim volta a jogar. Uma pausa foi feita no calendário brasileiro por conta da Data Fifa. E agora, cabe a Tite quebrar o retrospecto ruim da equipe após esses intervalos dos jogos de seleções.

Essa é a quinta Data Fifa do ano. Em apenas um retorno, o Flamengo conseguiu engatar com bons resultados. Foi o período em que Tite assumiu o comando rubro-negro, em outubro. Relembre todas as pausas de 2023.

Leia mais: De Zico a Diego Ribas: 11 ex-Flamengo que deram show em Brasil x Argentina

Março: vice no Carioca e começo ruim na Copa do Brasil e Libertadores

Foto: Franklin Jacome/Getty Images

A primeira Data Fifa do ano aconteceu logo em março. Antes da pausa, o Flamengo vinha de vitória contra o Vasco na semifinal do Campeonato Carioca. Foram 13 dias sem jogos dessa vez. E no retorno, a equipe de Vitor Pereira até conseguiu superar o Fluminense na ida da decisão.

Mas na partida seguinte, tudo desandou. O Fluminense aplicou uma goleada histórica para ficar com o título. O Flamengo ainda estreou com derrota na Libertadores para o Aucas. Na Copa do Brasil, o Rubro-Negro também iniciou com azar. O Maringá surpreendeu a todos ao bater o Fla na estreia.

Junho: goleada para o Red Bull Bragantino

Foto: Ricardo Moreira/Getty Images

Agora com Jorge Sampaoli, o Mais Querido teve uma importante folga para se alinhar com o treinador. O Flamengo ficou sem jogar por 11 dias nessa Data Fifa. E antes desse tempo, o Mais Querido vinha de uma boa sequência com Sampaoli. Eram 10 jogos sem perder.

O jogo contra o Bragantino, fora de casa, marcou a volta pós-Data Fifa. As expectativas eram altas. Em caso de vitória, o Flamengo subiria para a vice-liderança. Porém, uma atuação vergonhosa impediu o time de figurar nessa posição. O Bragantino goleou o Mengo por 4 a 0. Apático, o time de Sampaoli não chutou no gol adversário em nenhum momento.

Convocados

Dois jogadores da Gávea serviram à Seleção nesse período. Pedro e Ayrton Lucas foram convocados, e o lateral jogou como titular nos dois jogos. Sem condição física, Ayrton jogou poucos minutos contra o Bragantino. Já Pedro foi titular, mas teve atuação completamente ofuscada. Pela Seleção Paraguaia, Pulgar fez duas partidas como titular na Data Fifa. Assim como Ayrton Lucas, entrou durante o jogo diante do Bragantino.

Setembro: nova decepção contra o Athletico

Foto: Divulgação/Flamengo

Em setembro, o Flamengo parou para a Data Fifa após ganhar um clássico importante contra o Botafogo. O Mais Querido acabou com a invencibilidade do rival, que mantinha 100% de aproveitamento em casa. Foram 11 dias de descanso e livres para treino no Ninho do Urubu. Na volta, mais uma decepção para o seu torcedor.

O Flamengo teve uma atuação vergonhosa há poucos dias da final da Copa do Brasil. Em Cariacica, o time de Sampaoli mais uma vez enfrentou problemas de criação. O Fla foi superado pela equipe mista do Athletico por 3 a 0. A derrota reascendeu o alerta da torcida e dirigentes para o treinador na Gávea. Já sob pressão, Sampaoli conseguiu se segurar até as finais. Mas o vice para o São Paulo foi a gota d’água para o argentino.

Convocados

Tanto a Seleção Brasileira como a Uruguaia decidiu não convocar jogadores rubro-negros dessa vez. O único atleta do Flamengo chamando nesta Data Fifa foi Erick Pulgar. O chileno atuou nas duas partidas pela sua seleção como titular. O último jogo do Chile foi um dia antes de Flamengo 0×3 Athletico. Por isso, Pulgar não jogou.

Outubro: bom começo de Tite

Foto: Pedro Vilela/Getty Images

A penúltima Data Fifa aconteceu em um momento oportuno para o Flamengo. Tite assumiu o comando no começo da pausa, e teve 10 dias sem jogos para iniciar seu trabalho na Gávea. E pela primeira vez no ano, o Flamengo voltou da Data Fifa convencendo.

O Mengão enfrentou o Cruzeiro em Minas pelo Campeonato Brasileiro. A partida terminou 2 a 0 para o Flamengo. O time até passou por complicações depois disso. Apesar de vencer o clássico contra Vasco, perdeu de virada para Grêmio e Santos. No entanto, essas oscilações são comuns em começo de trabalho.

Convocados

Gerson foi o único atleta do Flamengo chamado por Fernando Diniz na Data Fifa. O meia entrou por alguns minutos no primeiro jogo, contra a Venezuela. Voltou a tempo de ser titular contra o Cruzeiro. Pulgar também esteve na lista do Chile. Jogou apenas a primeira partida e também retornou sem restrições para enfrentar o Cruzeiro. Arrascaeta defendeu sua seleção por poucos minutos na Data Fifa. Começou como reserva diante do seu ex-clube e jogou o fim da partida.

Flamengo faz missão para ter jogadores contra o Bragantino

Na quinta e última Data Fifa do ano, o Flamengo se vê preocupado. Arrascaeta e Varela estão com o Uruguai e Pulgar foi convocado pelo Chile. A partida contra o Bragantino, já nesta quinta-feira (23), é de extrema importância para o Rubro-Negro. Por isso, o clube fará um esforço para ter o trio à disposição.

O último jogo de Arrascaeta, Varela e Pulgar pelas suas seleções será hoje. O Chile enfrenta o Equador em Quito. Já o Uruguai recebe a Bolívia em Montevidéu. No intuito de agilizar a recuperação dos atletas, o Flamengo planeja fretar jatinhos para buscar os craques.

Tite espera ter o trio com condições de enfrentar o Bragantino. Os três pontos são essenciais para o Mengão voltar ao G4 e seguir brigando pelo título.


Partilha