Flamengo retoma investimento em ciência abandonado após saída de Jorge Jesus
Se no campo o Flamengo de Paulo Sousa ainda precisa de ajustes, fora dele o time se aproxima de Jorge Jesus. Isso porque o técnico português vem retomando as ações extra-campos da época de ouro da atual gestão. Dessa vez, o novo Mister trouxe de volta o uso da ciência no Ninho do Urubu.
Conforme divulgou o jornalista Léo Burlá, a comissão do português reaproximou o futebol do Departamento de Saúde e Alto Rendimento (Desar). Além disso, o clube retomou alguns processos abandonados após a saída de Jorge Jesus. Por exemplo, questionários de saúde são diários aos jogadores com perguntas sobre reação ao treino e sono.
Leia mais: Athletico-PR aceita abaixar a pedida para liberar Santos ao Flamengo
Outra novidade foi a recuperação do preventivo e individual a cada jogador. Ou seja, cada jogador tem um trabalho específico para ajudar a evitar possíveis lesões. Isso tudo com base em um relatórios completos de cada atleta. Vale lembrar que a comissão de Paulo Sousa conta com Lluís Sala, preparador especialista em prevenção.
Pelo visto, o investimento vem dando retorno. Hoje o Flamengo tem três jogadores no DM. No entanto, nenhum deles é por lesão muscular. Bruno Henrique teve uma luxação no ombro. Pablo sofreu uma contusão no joelho após uma dividida no treino. Por fim, Rodrigo Caio se recupera de uma operação no joelho.
Novidade no Ninho e futuras compras
Pensando na integração com a ciência, o Flamengo comprou mais um aparelho para o dia a dia no CT. Dessa vez, o clube adquiriu o iô-iô training. De acordo com Léo Burla, trata-se de um equipamento 2 em 1 que ajuda na movimentação dos jogadores em campo. Internamente, a nova tecnologia é muito bem avaliada.
Multifuncional, o iô-iô training realiza trabalhos de resistência, velocidade e extensão muscular. Embora não seja comum no futebol, o aparelho está muito presente nos demais esportes olímpicos. Até porque ele auxilia em movimentos de aceleração, desaceleração, retomada da velocidade e mudança de direção.
E as novidades não param por aí. Com os resultados positivos, o Flamengo projeta aumentar os investimentos na área da ciência. Agora, o clube planeja comprar um software para aprimorar as avaliações dos questionários dos jogadores. Além disso, esse equipamento estaria presente não só na fisiologia do clube, mas também no departamento médico em geral.
A preocupação com um legado no Flamengo
Diferentemente do que houve com Jorge Jesus, a comissão de Paulo Sousa se mostra bastante preocupada em deixar um legado no clube. Embora a diretoria tenha ‘entregue as chaves do CT’ para o português, há uma troca de ideias com os profissionais do Rubro-Negro. Lluís Sala comentou com a FlaTV sobre esse compartilhamento de experiência com pessoas do Ninho do Urubu.
“Tanto Antonio (Gómez) como eu, gostamos de compartilhar as coisas que fazemos aonde vamos. Então não tem sentido usarmos esse material, o GPS, o TMG ou as máquinas que vão chegar, sem depois ensinar as pessoas que estão trabalhando aqui no dia a dia com os jogadores. Mesmo com os fisioterapeutas e os preparadores físicos da base, porque hoje somos nós, mas amanhã podem ser eles que estão aqui, ou outra comissão”, ressaltou o preparador.
Leia mais: Abel Ferreira comenta sobre interesse do Palmeiras em Pedro
A nova comissão trouxe o WIMU, um aplicativo de GPS para um monitoramento mais amplo dos dados simultâneos da academia e do campo de treinamento, e o TGM, um aparelho que auxilia na avaliação do potencial de contração muscular, para o Flamengo. Além disso, Paulo Sousa já instalou um telão à beira do gramado para correções táticas. No entanto, as novidades não param por aí. Quando questionado se pediria mais equipamentos para o clube, Lluís Sala não descartou a chegada de novas tecnologias.
“Nós pretendemos trazer tudo que usamos anteriormente e que precisamos para trabalhar aqui. Então, nós pensamos que um clube do mais alto nível precisa ter todos os dispositivos do mais alto nível. Essas tecnologias são novas aqui no Brasil, mas há muito tempo estão usando elas. É muito importante ter esse material conosco para fazer o melhor para os jogadores e o clube”, completou o catalão.
Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro