Flamengo rende homenagem a Gaúcho; relembre histórias curiosas do atacante
Eterno, o ex-jogador do Flamengo, Gaúcho, faria aniversário nesta segunda-feira (7). O atacante, apesar de não marcar muitos gols, ficou marcado na história do Rubro-Negro. Irreverente em campo e fora dele, acumulou histórias e boas memórias na mente dos flamenguistas.
Pelo Flamengo, atuou em 199 jogos, marcando 98 gols. Além disso, foi campeão da Copa do Brasil em 1990, do Campeonato Carioca em 1991 e Campeonato Brasileiro de 1982. Revelado pelo Rubro-Negro, estreou pelo profissional em 1984 e faleceu em 2016, vítima de um câncer de próstata. O Mais Querido publicou um vídeo do atacante contando um pouco dos números vestindo vermelho e preto.
Leia Mais: Ex-Flamengo, Muralha leva frango inacreditável pelo Coritiba
Entre as histórias mais marcantes na carreira, três delas são relacionadas ao Flamengo. Uma contra o Rubro-Negro e duas a favor do Mais Querido. Em 1988, enquanto ainda atuava pelo Palmeiras, jogou como goleiro improvisado após lesão de Zetti e defendeu duas penalidades. Em 91 e 92, já no Mengão, a vítima foi o Botafogo. Confira:
1988: Gaúcho atuou como goleiro do Palmeiras contra o Flamengo
Gaúcho, que era atacante, precisou atuar no gol contra o Flamengo. Isso porque Zetti, goleiro do Palmeiras, fraturou a tíbia e precisou deixar o campo. Nos 90 minutos, empate por 1 a 1, mas nas penalidades, Gaúcho brilhou. O centroavante defendeu as cobranças de Aldair e Zinho.
A partida, aliás, é lembrada até hoje como uma das melhores atuações de um jogador de linha no gol.
“Beijinho, beijinho, tchau, tchau”
Pelo Flamengo, duas histórias irreverentes aconteceram contra o Botafogo. A primeira, na final da Taça Rio de 1991. O jogador marcou o gol da vitória contra o Alvinegro, por 1 a 0, e fez a comemoração “Beijinho, beijinho, tchau, tchau”. Na época, a música estava bombando em alusão à apresentadora Xuxa. Em 92, marcou novamente contra o Botafogo e ajudou na conquista do Penta.
Flamengo x Botafogo: Renato Gaúcho e o churrasco na boca
Em 1992, aliás, Gaúcho ficou marcado ao lado de Renato Gaúcho por uma brincadeira entre os rivais. Isso porque Renato, que atuava pelo Botafogo, deu um churrasco na boca de Gaúcho, que jogava pelo Flamengo. Eles eram amigos, mas o feito foi por uma aposta vencida pelo atacante do Rubro-Negro. O pagamento da aposta fez Renato ser dispensado pela diretoria alvinegra.