Flamengo reformula parceria com RJ Vôlei e mira Mundial de Clubes

Flamengo e RJ Vôlei iniciaram um novo capítulo da parceria nesta terça-feira (15). Em reunião na Gávea, o presidente Luiz Eduardo Baptista e o técnico Bernardinho assinaram um contrato que estipula uma participação maior do Mengão no investimento e na gestão do projeto. A meta é levar o Sesc Flamengo ao Mundial de Clubes com chance de título.
➕ Fábio Matias indica mudanças no Juventude para encarar Flamengo
O novo acordo tem validade de três anos, prevê a participação do departamento de Esportes Olímpicos do Mengão e as partes já trabalham visando a temporada de 2025/26. O Rubro-Negro passa a fazer parte da gestão ao lado do RJ Vôlei e do Sesc, principal patrocinador, com o objetivo de colocar a equipe entre os quatro maiores investimentos da próxima Superliga.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.090, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.
Hoje, o top-4 de gastos com o elenco pertence a Minas, Praia Clube, Osasco e Sesi Bauru. Não à toa os quatro estão nas semifinais da Superliga 22/25. A estratégia com a reformulação da parceria é realizar contratações e montar um elenco para o Sesc Flamengo disputar com essas equipes.
Bap celebrou a assinatura de contrato e ressaltou a meta de conquistar títulos com o projeto: "É uma enorme satisfação e honra estarmos entrando nesta nova fase. O título mais importante é o que nós ainda não conquistamos, o que está por vir”.
O projeto do técnico Bernardinho é o maior campeão da Superliga, com 12 troféus. Contudo, desde que começou a parceria com o Flamengo, em 2020, não conseguiu chegar à decisão nacionais nas últimas cinco edições. Agora, o propósito é levar o time de volta para o Mundial em três anos.
Para chegar ao torneio, o Sesc Flamengo primeiro precisa conquistar o título do Campeonato Sul-Americano. Já o caminho para disputar essa competição passa por chegar à final da Superliga, já que a CBV convida os finalistas para representarem o Brasil na disputa do título sul-americano. Apenas o troféu garante a vaga no Mundial.
Outra possibilidade é receber um convite da Federação Internacional de Voleibol, o que também depende da melhora no desempenho nos torneios locais. Isso porque a FIVB costuma avaliar o histórico internacional e resultados recentes para fazer o chamado.
Bernadinho celebra novo acordo com o Flamengo
Alvo do Fenerbahce, da Turquia, Bernadinho foi quem assinou o contrato pelo RJ Vôlei e praticamente garante a sua permanência no projeto que está desde a primeira temporada. Ele projeta que o investimento rubro-negro vai resultar em uma equipe mais competitiva.
"Com mais apoio e mais investimento teremos um time mais sólido e competitivo. Temos um objetivo comum, que é dentro de até três anos disputar o Mundial. Essa é a meta, chegar lá”, disse Bernardinho.
Quem também destaca essa busca pelo título mundial é Marcus Vinícius Freire, diretor de Esportes Olímpicos do Flamengo: "Temos aqui um projeto de três anos, tempo do mandato do presidente BAP. O único título que o Bernardinho não tem é o do Campeonato Mundial de Clubes. É este que está faltando e é esse que o Flamengo quer. Vamos atrás dele”.
Sesc Flamengo no mercado
As notícias de mercado apontam para movimentos do Flamengo em busca de nomes de peso. Informações indicam que o clube encaminhou acertos com a ponteira Simone Lee, a oposta Tainara Santos e as levantadoras Giovana Gasparini e Vivian Lima. Isso além de negociação com a central dominicana Jineiry Martínez.
Vale destacar que o Sesc Flamengo não confirma qualquer movimentação no mercado enquanto ainda disputa a Superliga 24/25. Contudo, é natural que as equipes comecem a se preparar para a temporada seguinte com bastante antecedência. Os anúncios, por outro lado, devem ser feitos a partir de junho.
Rumores do Flamengo no mercado
Muitos nomes estão sendo ligados ao projeto do Sesc Flamengo para a próxima temporada desde a informação de investimento do clube e procura por nomes de peso. Confira os rumores de chegadas, saídas e renovações da equipe:
Pode chegar:
-Levantadora: Vivian Lima (Brasília)
-Levantadora: Giovana (Osasco)
-Oposta: Tainara (Shanghai Bright Ubest-CHI)
-Ponteira: Simone Lee (Megabox Vallefoglia-ITA)
-Central: Jineiry Martínez (Liaoning Donggang Strawberry Alliance- CHI)
Pode sair:
-Levenatadora: Brie O'Riley- LOVB Austin
-Levantadora: Rose- Mackenzie
-Oposta: Edinara
-Ponteira: Michelle Pavão- Praia Clube
-Ponteira: Karina Souza
Pode continuar:
-Líbero: Laís
-Ponteira: Helena Wenk
-Ponteira: Mikaela
-Central: Lorena
-Central: Juju
-Central: Adria