Flamengo quer a contratação de Pellistri, diz jornalista uruguaio
A janela de transferências do meio do ano se aproxima, e o Flamengo pode se reforçar para a sequência da temporada. Nesse momento, o time vive período difícil, com cinco baixas por convocações para a Copa América, sendo duas de suas principais estrelas: Arrascaeta e De La Cruz. Além disso, outros desfalques por lesão aumentam o problema. Mas outro uruguaio pode chegar ao Mais Querido: Facundo Pellistri.
Ao menos, é o que indica o jornalista uruguaio Sebastian Giovanelli, do portal Sport890 e da ESPN. Em parceria com o brasileiro Bruno Lemos, o estrangeiro publica, de forma sucinta: “Flamengo quer contratar Facundo Pellistri”. A frase é repetida ainda em espanhol e em inglês.
➕Flamengo perde mais 2 jogadores durante empate heroico com Athletico-PR
Ainda não há mais informações sobre o modelo de negócio ou em que pé estão as negociações. Mas Facu Pellistri é tido como um dos grandes jogadores do futuro do Uruguai. Revelado pelo Peñarol, o sul-americano pertence hoje ao Manchester United, mas não joga pelo clube inglês. Ele está emprestado ao Granada, da Espanha. Ele soma 15 jogos pela última temporada da La Liga, marcando dois gols e dando uma assistência.
Na Europa, Pellistri ainda não conseguiu se provar em alto nível. O jogador surgiu como grande promessa do Peñarol antes de ser vendido ao Manchester e ainda tenta seu espaço no Velho Continente. No futebol sul-americano, o jogador já mostrou que pode render bem.
Facundo Pellistri joga com craques do Flamengo
O jogador é constantemente convocado pela Seleção Uruguaia, entrando com frequência nas partidas. Na Copa do Mundo 2022, ele foi convocado e jogou como titular em duas partidas da fase de grupos, contra Gana e Coreia do Sul. Contra Portugal, ele também jogou, mas saindo do banco de reservas. O Uruguai teve queda precoce, mas Pellistri jogou todos os jogos da Seleção no torneio.
Ou seja, Pellsitri atuou com Arrascaeta e Nico de la Cruz, craques do Flamengo. Naquela altura, De La Cruz ainda estava no River Plate, mas o jovem já conhece bem e sabe que existe um núcleo de conterrâneos no Mengão.
Isso porque Guillermo Varela, que também jogou a Copa do Mundo, é mais um a vestir o Manto Sagrado. Matías Viña é o quarto uruguaio do atual elenco, sendo o último a chegar. Ex-Palmeiras, o lateral-esquerdo também esteve na Copa, e o quarteto é frequentemente convocado.
Para a Copa América, por exemplo, os quatro jogadores foram chamados por El Loco Bielsa. Facu Pellistri também vai jogar a competição, e vai poder conversar com os craques do Mengão enquanto é ventilado no clube.
Jovem uruguaio já apareceu ligado ao Mengão
Pellistri já apareceu ligado a alguns clubes brasileiros. Grêmio e Botafogo são alguns deles, mas o próprio Flamengo já apareceu como destino. A situação, inclusive, chegou perto de ter um desfecho positivo.
Para a temporada 2023, o Flamengo tentou a contração de Facundo Pellistri. De acordo com o GE, as negociações iam bem e o negócio estava quase se concretizando no ano passado. A ideia era trazer Pellistri por empréstimo, para compor elenco. No entanto, o negócio não aconteceu e o uruguaio foi emprestado ao Granado no início de 2024.
O Flamengo tinha concorrência por Pellistri, e outros clubes europeus tinham interesse no jogador. O Valência é um dos exemplos que apareceu interessado. A demora do Manchester United nas respostas também incomodou o clube, e unindo isso com a forte concorrência, o clube decidiu se retirar do negócio.
Pellistri joga pela ponta-direita
Há um ano, com a aproximação de Pellistri do Flamengo, o jornalista William Godoy, que publica análises táticas, fez um vídeo sobre o jovem atleta. Ele explica algumas das características do uruguaio, que é um pontinha tradicional.
“Destro, atacante, ponta, que atua pelo lado direito. Pega bastante a profundidade pelo lado direito. Ele trabalha bem aberto”, explica.
Godoy destaca isso por conta da mudança recente que vem acontecendo no futebol, com os jogadores buscando trabalhar no lado trocado.
“Tem uma característica diferente, por ser um destro que gosta de jogar pela direita. Isso tem mudado, de acordo até com os esquemas táticos dos técnicos, isso tem forjado alguns atletas na base por sempre preferir trabalhar no lado oposto. O canhoto tem gostado de fazer o lado direito para fazer a diagonal. Ele não, ele gosta de trabalhar na perna forte”, ressalta.
Mas Godoy destaca um ponto negativo. Isso porque Pellistri ainda precisa ser desenvolvido. Assim como atletas brasileiros e outros sul-americanos, a joia saiu cedo para a Europa, o que, por vezes, atrapalha o processo de desenvolvimento. Portanto, não chegaria pronto ao Flamengo. A experiência na Europa agrega, mas o pouco espaço denota carência de evolução em determinados quesitos.
“A gente fala de um jogador que precisaria ainda passar por um processo de desenvolvimento. Era um joia do futebol uruguaio, teve nessa passagem, muito breve, pelo United, o que dá a ele um histórico e experiência diferente. Copa do Mundo. Mas precisa ainda ser desenvolvido. Muito jovem. Um ano mais jovem do que o João Gomes”, diz.