A temporada terrível do Flamengo se encaminha para o fim com recordes muito negativos. Depois de empilhar taças de 2019 em diante, o time voltou a ter uma temporada sem nenhum título conquistado e frustrou a torcida. A decepção mais recente foi na Copa do Brasil, contra o São Paulo. A última cartada do clube por uma taça na temporada terminou em festa são-paulina e o Rubro-Negro alcançou seu quarto vice na temporada.
Dessa forma, o time estabelece um recorde e se torna o time brasileiro com mais vices em um mesmo ano no século 21. Palmeiras e Internacional tiveram três vices em um mesmo ano, mas somente o Flamengo teve quatro. Para isso, iniciou o ano perdendo o Carioca para o Fluminense. Na sequência, o fracasso foi contra o Palmeiras, na Supercopa. A Recopa contra o Independiente Del Valle foi mais um vice contabilizado.
Leia mais: Vexame do Flamengo contra Athletico custa mais que semi da Copa do Brasil
Fora outros vexames na temporada, como queda precoce na Libertadores para o Olimpia e também no Mundial de Clubes, para o Al Hilal, além de goleadas para Bragantino, Cuiabá e Athletico no Brasileiro. Confira a lista com os recordistas de vice-campeonatos no século, com o Flamengo aparecendo duas vezes:
- Flamengo 2023 – 4 vices
- Internacional 2009 – 3 vices
- Palmeiras 2021 – 3 vices
- Athletico 2013 / 2023 – 2 vices
- Internacional 2017 / 2019 – 2 vices
- Atlético-MG 2016 – 2 vices
- Flamengo 2017 / 2022 – 2 vices
- São Paulo – 2006 / 2013 / 2022 – 2 vices
- Santos 2003 – 2 vices
- Vasco 2011 – 2 vices
Flamengo tenta salvar vaga na Copa Libertadores
O momento também é péssimo no Brasileirão. Em sétimo lugar, a vaga para a Copa Libertadores fica ameaçada. O time já foi vice-líder e agora precisa remar contra a maré. São 14 jogos para buscar uma melhor colocação no torneio nacional em busca da Libertadores 2024.
Para ficar com vaga direta na fase de grupos, é preciso estar no G4. No G6, a vaga é para a pré-Libertadores. Para que se estenda por mais um lugar na tabela, seria necessário o título de Fluminense ou Palmeiras na atual edição da Libertadores para fazer o G6 virar G7 e pegar a atual colocação do Mengão.