Marcos Paulo Neves: O Flamengo é o nosso eterno presente de Natal

24/12/2023, 10:37
Primeiro time de futebol do Flamengo

O Flamengo não nasceu originalmente para praticar futebol. Iniciado como um clube de regatas, o clube iniciou seus trabalhos focado na prática do remo. Em 1895, ano de sua fundação, buscava-se no Rio de Janeiro uma maior presença da sua população de alta classe nos espaços públicos. Dessa forma, o remo entrava como uma maneira dessa população se mostrar presente nas praias e ao redor da Baía de Guanabara.

Contudo, com a expansão do futebol praticado no Rio de Janeiro desde inícios do século XX, muitos clubes originalmente fundados para a práticas do remo ou do turfe (corrida de cavalos) não resistiram e adentraram na prática futebolística.

Leia do mesmo autor: Marcos Paulo Neves: Há 10 anos a Portuguesa era rebaixada e não, não foi o Flamengo o beneficiado por isso

O football chamava a atenção por sua origem britânica. Sua vinda ao Brasil marcou a busca da ordem social vigente na modernização da cidade, como o alargamento de ruas e as demais reformas estruturais do período de governo do prefeito Pereira Passos. Por ser de origem britânica, rapidamente o esporte bretão ganhou ares de distinção, buscado nessa sociedade que se modernizava.

Alberto Borgerth e os dissidentes tricolores

Não demorou para que o Flamengo adentrasse no esporte que crescia entre a elite carioca. Nosso caso, porém, se deu através de uma história de dissidência no rival e de uma figura importante: Alberto Borgerth.

Alberto Borgerth, atleta do Flamengo
Alberto Borgerth, atleta do Flamengo

Borgerth era o exemplo perfeito do chamado sportsmen. Jovem de família rica, praticava diferentes modalidades na juventude. Em 1911, era atleta do Fluminense no futebol e, ao mesmo tempo, do Flamengo no remo. Com seus companheiros, foi campeão do Liga Metropolitana de Sports Athléticos (equivalente ao Campeonato Carioca) pelo tricolor.

Entretanto, o título não mudou a insatisfação de Borgerth e seus companheiros com a direção do clube ao barrar o atleta do time. Em setembro de 1911, nove dos então campeões carioca pelo clube das Laranjeiras resolveram deixar o clube. Especulou-se uma ida ao Botafogo, porém, Borgerth orquestrou a criação do time de futebol no clube que já conhecia bem.

O início do futebol no Flamengo

A ideia de criação da divisão de esportes terrestres no rubro-negro foi apresentada inicialmente em 08/11/1911. O tradicionalismo de alguns membros fez com que isso não fosse bem aceito inicialmente. Porém, Borgerth e seus companheiros não desistiram da ideia.

Em 25/11/1911, o então presidente do Flamengo Virgílio Leite de Oliveira e Silva aceitou fazer uma nova reunião para debater o assunto. A data marcada foi a véspera de Natal daquele ano: 24/12/1911.

Foi tomada nessa reunião a decisão que mudou para sempre a história do clube: o time de futebol foi enfim aceito. Borgerth ficou encarregado no cargo de diretor do Departamento de Esportes Terrestres. Outros oito ex-jogadores do Fluminense formaram o primeiro time de futebol do Flamengo junto de Borgerth.

Eram eles: Arnaldo “Galo” de Almeida, Emmanuel Augusto Nery, Ernesto “Zalacain” Amarante, Gustavo “Gustavinho” Adolpho de Carvalho, Lawrence Andrews, Orlando “Baiano” Sampaio Mattos, Othon Baena de Figueiredo e Píndaro de Carvalho Rodrigues.

Por conta disso, o dia 24/12 é uma data a ser celebrada por todos os rubro-negros. Nessa data celebramos o grande presente dado à nossa Nação: o time de futebol que tanto amamos.


Partilha