Flamengo vai precisar quebrar tabu para vencer Libertadores

06/04/2023, 12:12
Taça da Libertadores. Flamengo mantém meta financeira de chegar à semifinal da competição

A Libertadores é a obsessão de todos os times da América do Sul. Para o torcedor do Flamengo da atual geração que não viu o time ganhar em 1981, essa obsessão já se tornou realidade e duas taças foram levantadas depois de 38 anos de seca. No entanto, a Nação quer mais e conquistar o tetra com um bicampeonato inédito é o sonho de todo rubro-negro. Mas se quiser ser campeão, o clube vai precisar de uma reviravolta que nunca aconteceu.

Isso porque toda vez que estreou com derrota, o Mengão nunca deu a volta por cima até o título. Nas três vezes que venceu, em 1981, 2019 e 2022, o time não começou perdendo. Ou seja, será preciso quebrar mais um tabu para levantar a quarta taça. Na noite da última quarta-feira (5), o Aucas fez história e teve o Fla como ‘padrinho‘ de estreia na Libertadores, vencendo o atual campeão por 2 a 1 de virada, em Quito.

Leia Mais: Flamengo não perdia em uma estreia de Libertadores desde 2014

1981 – Atlético-MG 2×2 Flamengo

Em 1981, o Mengão foi campeão da Libertadores pela primeira vez sob o comando de Zico e todo o time mágico da década de 80. Na estreia, o Flamengo enfrentou o Atlético-MG pelo grupo 3, fora de casa. A partida terminou empatada em 2 a 2. O Mengão não venceu na estreia, mas também não perdeu.

As duas equipes, inclusive, fizeram jogo extra de desempate pelo primeiro lugar do grupo e o Mengo levou a melhor. A partida terminou aos 37 minutos do segundo tempo com o placar de 0 a 0 porque os atleticanos tiveram muitos expulsos e a vitória flamenguista veio por W.O: 3 a 0. Confira a campanha:

2019 – San José de Oruro 0x1 Flamengo

Em 2019, o Flamengo viveu seu ano dourado no século 21. Os flamenguistas sonhavam com a volta ao topo da América e esse momento finalmente chegou. A estreia foi mais uma vez fora de casa, desta vez, na altitude de Oruro, na Bolívia.

Apesar disso, o Mengo venceu o San José de Oruro por 1 a 0 com gol de Gabigol, o primeiro do artilheiro que se tornaria ídolo do clube muito pelos feitos na competição continental. Hoje o atacante soma 28 gols no torneio só pelo clube. Confira a campanha:

2022 – Sporting Cristal 0x2 Flamengo

Por fim, em 2022, chegou o ano do tricampeonato. O Flamengo estreou com mais uma vitória fora de casa. Desta vez, o adversário foi o Sporting Cristal, do Peru. Bruno Henrique e Matheuzinho marcaram os gols da vitória do Mengo na campanha do terceiro título. Com duas vitórias e um empate nas três estreias em campanhas de título, o torcedor espera que o time consiga virar a chave após o fracasso diante do Aucas e alcance o tetracampeonato.

Siga Erick Viana no Twitter e no Instagram.