Flamengo precisa superar tabu de 26 anos para vencer Juventude
O Flamengo voltará a palco que foi indigesto nos últimos anos para enfrentar o Juventude nesta quarta-feira (26): o estádio Alfredo Jaconi. A casa do time gaúcho representa dificuldades para o Rubro-Negro ao longo dos anos e uma vitória será o fim de tabu que completa 27 anos em 2024. O último triunfo do clube no estádio foi em 1997.
A última vez que o Flamengo deixou o Alfredo Jaconi como vencedor foi pela 19ª rodada da primeira fase do Brasileiro de 1997, que ainda era mata-mata. O Mengão ganhou por placar mínimo de 1 a 0 e o gol do jogo foi contra. Quem marcou foi o zagueiro do Juventude Rodrigo Costa.
➕ Rebeca, Jade, Flávia e Lorrane: CBG confirma ginastas do Flamengo em Paris
De lá para cá foram 12 partidas entre Flamengo e Juventude no estádio, com sete empates e cinco derrotas rubro-negras. O Fla ainda marcou 14 gols no período, o que representa média pouco superior a um por jogo. Mas os 21 marcados pelo rival expõem como a equipe costuma ter problema no local.
Vale destacar que o Juventude ficou de fora da Série A entre 2008 e 2020, retornando apenas para a edição de 2021. Um fato que limitou o número de confrontos e certamente foi melhor para o aproveitamento do time gaúcho, já que o Flamengo teve poucas chances de melhorar o retrospecto.
No entanto, os jogos de 2021 e 2022 mostraram que até mesmo o elenco estrelado do clube tem problemas para vencer no Alfredo Jaconi. A começar por partida marcada pelas muitas poças de água no gramado e nenhuma condição de um jogo de alto nível, pelo primeiro turno do Brasileirão 2021, que terminou com vitória do adversário por 1 a 0.
Em seguida, o Fla voltou ao local para partida pelo segundo turno da edição de 2022. A atuação não foi boa, e o Juventude ficou na frente do placar pela maior parte do tempo. Mas gol de Werton nos últimos minutos garantiu o empate no placar final.
Flamengo enfrenta Juventude para manter liderança do Brasileirão
O Alfredo Jaconi é um fator a mais na lista de problemas do Flamengo para a partida. E o principal certamente é o alto número de desfalques, que podem chegar a oito para o confronto desta quarta. Elenco precisará manter intensidade e espírito de superação que rendeu 10 pontos dos últimos 12.
Uma vitória garante mais uma rodada na liderança da competição. O Flamengo tem 24 pontos e lidera com um de vantagem para o Palmeiras e três para o Bahia. O time paulista visita o Fortaleza e os baianos recebem o Vasco nesta rodada, ambos os jogos nesta quarta.
Ou seja, Rubro-Negro precisa de vitória para manter vantagem atual ou aumentar a distância para os rivais. De qualquer maneira a única certeza é que tropeços dos dois times serão bons para o Flamengo.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.