Flamengo pode ter nova chance no Mundial ainda este ano

O Mundial de Clubes 2022 terminou há três dias, com o Flamengo em terceiro lugar, e a programação para próxima edição já foi confirmada pela Fifa. O torneio está marcado para acontecer entre os dias 12 e 22 de dezembro, na Arábia Saudita. O atual formato do torneio vai se manter, com sete clubes. Assim, serão uma vaga para UEFA, Conmebol, Concacaf, Ásia, África, Oceania e país-sede.
Com o Mundial 2023 ocorrendo ainda no mesmo ano, diferentemente das últimas edições, o Flamengo pode ter uma nova chance de buscar o bicampeonato. Para isso, basta ganhar, pela quarta vez, a Libertadores, que terá a final no dia 11 de novembro. Ou seja, um mês antes do início do torneio intercontinental.
Leia mais: Pedro iguala BH e se aproxima de marca histórica no Flamengo
Certamente, como de costume, após a decisão da Libertadores, ainda deverá ter as últimas rodadas do Campeonato Brasileiro. O último jogo da competição está marcado para o dia 3 de dezembro, uma semana antes do Mundial.
No entanto, o que garante a vaga do Mais Querido na principal competição para os sul-americanos é a Libertadores. A Glória Eterna começou no último dia 7, com partidas da primeira fase. O sorteio para definir os grupos será no dia 22 de março, com o Rubro-Negro no pote 1. A fase classificatória está marcada para iniciar no 4 de abril.
O Flamengo quer voltar ao Mundial para apagar a campanha ruim que fez na última edição. O começo de um novo trabalho e as condições físicas abaixo atrapalharam. Porém, isso promete estar totalmente oposto no final do ano, quando será a data do torneio. Visto que o elenco já estará em ritmo de jogos e decisões importantes.
Novo formato do Mundial
Em junho/julho de 2025, a Fifa vai inaugurar o novo formato do Mundial de Clubes, no qual terá a participação de 32 clubes. Logo, as vagas serão dividas em: 12 da UEFA (Europa), 6 da Conmebol (América do Sul), 4 da Concacaf, 4 da Ásia, 4 da África, 1 da OFC (Oceania) e 1 do país-sede.
Neste modelo, os últimos campeões da Libertadores devem entrar nessas vagas da Conmebol. Há também a possibilidade vencedores da Sul-Americana participarem do Mundial.