Flamengo pode participar de torneio com melhores clubes das Américas

A Conmebol anunciou a criação de um torneio em parceria com a Concacaf. A ideia é fazer um ‘final four’, com os quatro melhores clubes das Américas, sendo dois da Conmebol e dois da Concacaf. O cruzamento entre as equipes ainda não tem nome definido e nem data, mas tem previsão para acontecer em 2024. A entidade também não informou como será feita a seleção pelos quatro clubes, mas é provável que o campeão da Libertadores esteja. Vale lembrar que o Flamengo é o atual detentor do título, conquistando a taça também em 2019, ou seja, dois títulos em quatro anos.
Victor Montagliani e Alejandro Domínguez, presidentes da Concacaf e Conmebol, respectivamente, discutem a questão há pelo menos dois anos. A ideia de voltar com times mexicanos para a Libertadores e até equipes da MLS também foi especulada, mas isso não deve acontecer e sim a criação de uma nova competição.
Leia também: Filme da Libertadores coroa Gabigol como Príncipe da Glória Eterna
Com o novo torneio, o Mengão pode voltar a enfrentar clubes mexicanos e também dos EUA. No entanto, os torcedores têm más recordações de partidas contra equipes mexicanas por conta das eliminações na Libertadores para América-MEX, em 2008, e para León, em 2014.
Novo torneio de clubes faz parte de parceria entre as seleções
As reuniões da Conmebol e da Concacaf aconteciam essencialmente para definir os rumos das seleções. Isso porque EUA, México e Canadá vão sediar a Copa do Mundo de 2026, mas por serem os anfitriões, não participam das Eliminatórias. Por isso, as equipes precisavam encontrar outra forma de se preparar para o torneio.
Assim, a Conmebol anunciou ainda que os EUA vai sediar a Copa América de 2024. A parceria prevê que seis seleções da Concacaf serão convidadas para o torneio, além das dez seleções da Conmebol. As entidades decidiram se unir para ter uma preparação mais forte porque os europeus jogam a Nations League e se preparam em alto nível.