Flamengo pode manter clássicos no Maracanã mesmo após estádio próprio

O estádio do Flamengo vem se tornando realidade, e a diretoria caminha a passos largos para a concretização de um sonho da Nação Rubro-Negra. Uma preocupação, no entanto, é o Maracanã ficar inutilizado a partir do momento em que o Rubro-Negro concluir as obras de sua própria arena. Mas, se depender do Fla, a ideia é que isso não aconteça.
Ao menos durante esse período de elaboração da proposta do estádio do Flamengo, a ideia da diretoria do clube é manter a disputa dos clássicos reginais no Maracanã. Dessa forma, o Estádio Jornalista Mário Filho tem grandes chances de continuar sendo o palco oficial dos jogos contra Vasco, Botafogo e Fluminense.
➕ Prefeitura pode limitar acesso de carros ao estádio do Flamengo
A ideia, como citado, ainda não é definitiva e está sob análise, mas o tópico, inclusive, foi uma orientação que a diretoria rubro-negra recebeu. Um dos argumentos é de que clássicos contra rivais do Rio de Janeiro poderiam ocasionar vandalismo no novo estádio – a exemplo do que ocorre em São Paulo. A informação é do UOL.
Outro ponto de destaque é que, recentemente, o Flamengo conseguiu a concessão de 20 anos para administrar, junto ao Fluminense, o Maracanã. Além da utilização do estádio para clássicos, o Fla continuará mandando jogos de basquete e vôlei no Maracanãzinho.
Cabe ressaltar, ainda, que com exceção dos jogos em que o Botafogo é mandante, o Flamengo disputa todos os clássicos regionais no Maracanã, contra Vasco e Fluminense, seja na condição de mandante ou visitante.
O estádio do Flamengo
Para a construção do estádio do Flamengo, a Prefeitura do Rio de Janeiro desapropriou o terreno do Gasômetro, e prepara o edital para colocar a área em leilão. O lance mínimo será de R$ 150 milhões, mas o município pretende uma avaliação do local para atualização dos valores. Quem arrematar o leilão deverá fazer o pagamento à vista e repassar a verba diretamente à Caixa Econômica Federal.
A expectativa é que o edital seja publicado na próxima semana, e o Flamengo trabalha de maneira otimista com o prazo de três meses para ter o local da obra regularizado. Entre agosto e setembro, o clube espera estar com a documentação em dia e as partes burocráticas ajustadas para início da obra.
Já sobre a entrega do estádio no Gasômetro, no melhor dos mundos, o desejo é que a construção se encerre no fim da próxima gestão. Rodolfo Landim é apoiador de Rodrigo Dunshee, um dos favoritos ao cargo de presidente entre 2024-2026.