Após a vitória sobre a Universidad Católica, o Flamengo garantiu vaga para as oitavas de final da Libertadores e também a liderança do Grupo H. No entanto, o Rubro-Negro ainda pode alcançar um feito no torneio: igualar a maior pontuação da história do clube na fase de grupos da Liberta.
O atual recorde rubro-negro é de 2007, quando o time comandado por Ney Franco alcançou 16 pontos na primeira fase. Com a vitória dessa terça-feira, o Mais Querido soma 13 pontos, ou seja, pode chegar a 16 em caso de vitória do Sporting Cristal na última rodada.
Leia mais: Flamengo x Goiás: como comprar ingresso para o jogo
O Rubro-Negro até pode querer alcançar o feito de 2007, mas não deseja repetir a campanha daquele ano. Apesar da boa primeira fase, o clube foi logo eliminado pelo Defensor Sporting nas oitavas de final. Os uruguaios venceram o primeiro jogo por 3 a 0 em Montevidéu e a decisão ficou para a volta. O Flamengo até venceu no Maracanã, mas sem conseguir reverter o placar: 2 a 0 e adeus à Libertadores.
Além do recorde, o Flamengo ainda luta para ter a melhor campanha geral da primeira fase do torneio. Somente dois clubes ainda podem alcançar 16 pontos: Estudiantes, com 13 pontos em 5 partidas; e River Plate, com 10 pontos em 4 duelos. No entanto, com 100% de aproveitamento, o Palmeiras tem 12 pontos em 4 confrontos, ou seja, ainda pode chegar aos 18 pontos.
Leia mais: Vaiado contra a Universidad Católica, Hugo é observado por olheiro europeu no Maracanã
A próxima partida rubro-negra na Libertadores é na terça-feira (24), às 21h30. O desafio será contra o Sporting Cristal. Já com ingressos à venda, o time conta com o apoio da Nação no Maracanã para repetir a boa atuação e o resultado conquistados contra o Universidad Católica. O técnico Paulo Sousa falou sobre a atmosfera do estádio após a vitória contra os chilenos.
“Que grandeza é este nosso Flamengo. Vimos realmente a grande energia e como o Maracanã consegue empurrar de uma forma a nos ajudar a ter o controle de jogo que tivemos. De procurarmos constantemente os gols e de sermos felizes na parte final. Os jogadores merecem porque têm vindo a trabalhar para que possa acontecer aquilo que aconteceu hoje, com a qualidade que vimos para sermos mais consistente. Por isso é muito importante jogarmos em casa, sobretudo diante da nossa torcida”, disse o português.
Confira as melhores campanhas do Flamengo na fase de grupos da Libertadores:
- 2007: 16 pontos (6 jogos);
- 2020: 15 pontos (6 jogos);
- 2022: [13] pontos (5 jogos);
- 2008: 13 pontos (6 jogos);
- 2021: 12 pontos (6 jogos).
Apaixonado por contar histórias. Profissional com facilidade na escrita e na comunicação. Atualmente, redator no Mundo Rubro Negro