Além do título da Copa do Brasil, que o Flamengo está em disputa, e dá vaga direta para a Libertadores, o cobiçado G4 do Brasileirão que também permite isso, até então está em posse do Mengão. Tendo de manter a posição até o final do campeonato, o G4 do Brasileirão pode virar G7 dependendo de resultados do Rubro-Negro.
Segundo o estatístico Thiago Minhoca, da ‘Rádio O Povo’, o G7 está praticamente confirmado, já que basta o Flamengo terminar o Brasileirão entre os sete primeiros da tabela. Atualmente em 4º, o Fla tem uma diferença de nove pontos para o Bahia, que é o 7º.
➕ Alex Sandro deve reforçar o Flamengo contra Atlético-MG
Isso porque caso o Flamengo ganhe a Copa do Brasil, e o Botafogo a Libertadores, a vaga direta vai para o 5º colocado, enquanto 6º e 7º jogam a fase preliminar. Nesse cenário, o Mengão tem de ficar até a 5ª colocação.
Flamengo pode ter vaga direta na Libertadores mesmo fora do G4 e sem vencer CdB
Com a vaga no G4 cada vez mais disputada, e na final da Copa do Brasil contra o Atlético-MG, além de um título, o Flamengo quer garantir sua vaga direta na fase de grupos da próxima Libertadores.
E isso pode acontecer mesmo com a equipe não alcançando nenhum dos objetivos. Isso porque, em caso de derrota na final da Copa do Brasil, e terminando fora do G4, basta o Atlético-MG levantar também a taça da Libertadores, que o Fla em 5º, já se classificaria direto para a competição continental.
No entanto, apesar de possível, o cenário é difícil de acontecer, já que o Rubro-Negro vai com tudo em busca do título da Copa do Brasil, e a permanência do G4 está bem encaminhada. Ou seja, no fim, o Fla só depende de si para estar em mais uma edição de Libertadores, de forma direta.