Flamengo pode disputar o Mundial mesmo sem Libertadores; veja provável adversário

16/09/2021, 18:15

O interesse da Prefeitura do Rio em sediar a próxima edição do Mundial de Clubes pode favorecer o Flamengo. Por ser o atual bicampeão do campeonato nacional, o Rubro-Negro teria direito à vaga reservada ao campeão do país-sede. Entretanto, o critério ainda dependeria das datas da possível escolha carioca por parte da FIFA e acordo entre as autoridades.

LEIA MAIS: Renato Gaúcho comenta expectativa com David Luiz e possível estreia do zagueiro

O país anfitrião tem direito a uma vaga para o seu campeão local. O Flamengo está nas semifinais da Copa Libertadores, onde vai enfrentar o Barcelona-EQU. No entanto, mesmo sem vencer o torneio, os critérios de classificação do Mundial, sem data definitiva, poderiam colocar o clube como o representante. O escolhido ainda estaria sujeito às alterações da FIFA e o calendário atual.

O Campeonato Brasileiro termina no dia 5 de dezembro. Portanto, se disputado no final do ano, como tradicionalmente ocorre, haveria um novo campeão nacional. Mas outras edições do Mundial de Clubes abrem precedentes ao Flamengo.

Quando a disputa ocorreu no Qatar e Emirados Árabes, cujos calendários são semelhantes ao europeu, o atual campeão entrou como anfitrião, mesmo com um novo campeonato local em curso. Mas o Mundial no Japão, com datas iguais ao do Brasileirão, um novo campeão assumiu a vaga.

Contudo, caso o Flamengo entre como o campeão brasileiro, teria que disputar quatro jogos até a final. O primeiro adversário seria o Auckland City, da Nova Zelândia. Além do time da Oceania, Chelsea (Inglaterra) e Al Ahly (Egito) também estão garantidos no próximo Mundial de Clubes.

Entenda o interesse da Prefeitura do Rio que pode ajudar o Flamengo

Com a desistência do Japão em sediar o Mundial de Clubes 2021, a FIFA estuda alternativas para realizar o evento previsto para dezembro. De acordo com o deputado Pedro Paulo (DEM), Secretário de Fazenda e de Planejamento do Rio de Janeiro, a cidade está avaliando uma possível candidatura para ser a nova sede do torneio.

BOMBOU NO MRN: Deivid revela profecia de Ronaldinho Gaúcho no histórico Santos 4 x 5 Flamengo, de 2011

Além do Rio de Janeiro, a África do Sul também está interessada na possibilidade de sediar o Mundial. Em entrevista à Rádio BandNews, Pedro Paulo explicou o interesse:

“A gente acredita que a volta do público com os protocolos sendo seguidos, como o próprio secretário de saúde Daniel Soranz acompanhou, com responsabilidade, é possível voltar de forma ordeira. Mas não tenho dúvidas de que a estratégia estabelecida pelo prefeito Eduardo Paes e pela Prefeitura é de retorno responsável não só do Maracanã, como do Engenhão também. E o Rio de Janeiro (fica) aberto para trazer novos eventos esportivos para a cidade”, afirmou o Secretário.

Além do Flamengo, estão nas demais semifinais da Copa Libertadores os também brasileiros Atlético-MG e Palmeiras. Já o Barcelona-EQU enfrenta o Rubro-Negro nos próximos dias 22 e 29 de setembro.


Bruno Guedes
Autor

Jornalista e Historiador, é apaixonado por futebol bem jogado. Já atuou na Rádio Roquette Pinto e como colunista no Goal.com. Siga no Twitter: @EuBrguedes