Flamengo pode disparar no Brasileirão por conta de dois fatores apontados por Piperno

Atualizado: 24/07/2025, 17:00

Após vencer o RB Bragantino, o Flamengo se colocou somente um ponto atrás do líder Cruzeiro no Brasileirão. O Mengão, no entanto, tem um jogo a menor, fator esse que é de desequilíbrio no campeonato, segundo Fábio Piperno.

➕ Análise tática - Red Bull Bragantino 1x2 Flamengo: mexidas de Filipe Luís mudam rumo da partida

O jornalista afirma que o jogo a menor se torna muito relevante e um fator decisivo, a partir do momento que o Flamengo depende só dele para passar na liderança do Brasileirão.

Esportes da Sorte
Esportes da Sorte
4/5
proDepósito mínimo R$1

Autorizado pela portaria SPA/MF n° 136/25 | +18 | Publicidade | T&C Aplicam-se | Jogue com Responsabilidade.

"Tem algo que eu acho que é um fator de desequilíbrio até aqui nesse campeonato, que é o Flamengo com um jogo a menos. O Flamengo ganhando o jogo a menos, ele pula à frente, então tem toda a chance de só depender dele. Aliás, o Flamengo empatando com o Sport já seria suficiente para tomar a liderança do Cruzeiro", dispara Piperno.

O Rubro-Negro soma 33 pontos em 15 partidas disputadas, enquanto o Cruzeiro 34 em 16 jogos. Duelo atrasado com o Sport ainda não tem data marcada.

Defesa é trunfo do Flamengo no Brasileirão

Além do jogo a menos, outro trunfo do Flamengo definido por Piperno é a defesa.

Melhor time no quesito neste campeonato, o Flamengo sofreu somente seis gols nos 15 jogos que disputou.

Piperno analisa que se o ataque muitas vezes não consegue responder, o sistema defensivo mantém uma consistência.

"A gente discute muito essa questão das opções de ataque, porque tem dia que o ataque não está tão bem, o Cebolinha em má fase, o Michael idem, o Pedro nessa situação toda com o Filipe Luís e tal. Mas o fato é que mesmo nesses dias de menor produtividade do ataque, na maior parte das vezes a defesa do Flamengo tem respondido de forma quase que impecável na defesa", define.

Além disso, o comentarista exalta a importância de ter uma defesa sólida no Brasileirão, sendo fator determinante para um time que busca o título do torneio.

"A gente está falando de 6 gols sofridos em um campeonato no qual o Flamengo já jogou 15 vezes. Isso é muito importante, isso dá consistência, porque é muito difícil a gente imaginar um time que pode ser campeão de uma maratona de 38 rodadas se ele não tiver uma defesa consistente, uma defesa boa", diz.

Viña será peça chave no Flamengo

Após mais de um ano fora dos gramados, Viña se recuperou de lesão e começa a ter seus minutos no Flamengo.

No jogo contra RB Bragantino, foi ele quem começou a jogada do gol da virada, com uma arrancada fenomenal.

Destaque pela sua qualidade técnica, segundo Piperno, mas do que tudo Viña será muito importante para o Flamengo pela sua consistência defensiva.

O jornalista enxerga o retorno do lateral uruguaio como crucial para o Flamengo manter sua defesa sólida.

Alex Sandro vinha sendo o titular da posição, mas lesionado, assim como Ayrton Lucas, a tendência é de que Viña passe a ter cada vez mais minutagem nos próximos jogos.

E com o retorno do Viña, a tendência é que essa consistência defensiva seja ainda maior, porque ele, além de ser um ótimo lateral, ele é, sobretudo, um lateral que ocupa muito bem aquele espaço defensivo. Eu acho que o Flamengo vai ganhar muito com isso.


Diedrich Bader
Autor
Jornalista formado pela Universidade Paulista (UNIP), 23 anos, natural de São Paulo. Atua na cobertura esportiva desde 2020, produzindo conteúdo focado em notícias, análises e repercussões do esporte.