Flamengo pode abrir caminho para brasileiros ganharem indenização da Fifa
O Flamengo já realizou os transmites necessários para solicitar indenização da Fifa pela lesão grave que Pedro sofreu a serviço da Seleção Brasileira. A entidade que comanda o futebol mundial possui um programa para ajudar os clubes nesses casos, e o Rubro-Negro deve ser o primeiro brasileiro a utilizar o mecanismo em sete anos.
Ainda que o calendário brasileiro seja um dos poucos que não para nas Datas Fifa e, quando é paralisado, retorna geralmente com menos de 66 horas, os clubes não costumam fazer a solicitação quando um atleta se lesiona na seleção. É o que destaca o advogado e jornalista Andrei Kampff, do UOL, sobre como o Flamengo pode puxar a fila para mais pedidos.
➕ Onde vai passar o jogo do Flamengo hoje: como assistir ao vivo
“Seria importante buscar essa indenização, uma vez que é um direito dos clubes. O Flamengo poderia abrir um caminho que a legislação traz, mas que os clubes não usam”, comentou Kampff.
O Programa de Proteção dos Clubes paga uma compensação de até 7,5 milhões de euros R$ 46,7 milhões) por um ano. Montante baseado no valor do salário do atleta. Sendo assim, preenchendo todos os requisitos para ter a solicitação aceita, o Flamengo receberá um valor que cobre os salários de Pedro por todo o período que ele ficará fora. A previsão é que a recuperação pode levar até 10 meses.
Os clubes podem fazer as solicitações para o “seguro” da Fifa desde 2012, mas poucos brasileiros utilizaram do mecanismo. O Santos foi bem-sucedido em 2016, quando o colombiano Valencia se lesionou na Copa América. Posteriormente, em 2017, o Palmeiras recebeu R$ 500 mil por lesão de Fernando Prass na preparação para as Olimpíadas do Rio.
Mas os casos de ambos não clubes não ocasionaram em mais pedidos futuros, o que é uma expectativa em caso de sucesso do Flamengo. O Rubro-Negro e outros clubes brasileiros voltaram a ter muitos atletas convocados, principalmente por outras seleções sul-americanas, fato que somado ao calendário intenso acaba prejudicando a saúde dos atletas. O programa visa diminuir em parte o impacto para o clube.
Vale destacar também que Santos e Palmeiras indicam que o Flamengo pode ter sucesso em seu pedido. Afinal, Fernando Prass, por exemplo, se lesionou na preparação para as Olimpíadas, que sequer é uma competição de Data Fifa.
Flamengo divulga data da cirurgia de Pedro
Com ruptura no ligamento cruzando anterior do joelho esquerdo, Pedro será operado nesta sexta-feira (13). O procedimento para reconstruir o ligamento será feito no Hospital Copa Star, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, e será acompanhado por Márcio Tannure, gerente de Saúde e Alto Rendimento do Flamengo.
O responsável pela cirurgia será o médico Luiz Antônio Vieira, o mesmo que operou problema similar de Pedro em 2018. Na ocasião, além da ruptura de ligamento, o atacante teve também um problema no menisco. Ele ficou fora por mais de sete meses naquele temporada.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.