O Flamengo decidiu realizar a pré-temporada deste ano nos Estados Unidos com um objetivo que vai além do campo: a internacionalização da marca. Dirigentes escolheram o país, sede do Mundial de Clubes de 2025, para iniciar projeto de expandir o nome do clube mundialmente e vão começar com a implementação de campings.
O projeto nasceu com a ideia de criar uma escolinha oficial em solo norte-americano, mas sofreu alterações. O objetivo atual é se estabelecer nos Estados Unidos através dos campings e, em seguida, implementar escolinhas em diversos lugares do país. A informação é dos jornalistas Letícia Marques, Livia Laranjeira e Rodrigo Cerqueira, do “ge”.
➕: Dirigente do Grêmio é curto e grosso sobre negociação por Gabigol
Camping é um acampamento esportivo que acontece em um período determinado do ano. A dinâmica é similar com uma escolinha, com profissionais especializados que irão realizar treinamentos de futebol com crianças e adolescentes. Esses acampamentos costumam aceitar jovens e crianças de 10 a 17 anos, que irão receber uniformes do Flamengo e treinar de acordo com a metodologia do clube.
Dirigentes acreditam que a Flórida é o local ideal para iniciar o projeto, mas a ideia é expandir para outros estados. Isso porque o local é lar de muitos brasileiros que vivem nos Estados Unidos, que devem ser os principais consumidores dos campings em um primeiro momento. O objetivo é conseguir se estabelecer na cultura local até o Mundial, e os brasileiros serão importantes.
“Tem uma colônia brasileira grande aqui. Na Flórida, ainda mais. Então eu acho que é um caminho natural. Estamos fazendo esse trabalho desde 2019 quando viemos para a Florida Cup. É um processo, e vamos formar a nossa marca aqui. A gente espera que, em 2025, a marca Flamengo já seja mais conhecida aqui e aproveite isso para ter a torcida ao nosso favor no Mundial de Clubes. A gente espera conquistar americanos para virarem rubro-negros…”, disse o vice de Marketing e Comunicação do Fla, Gustavo Oliveira, em entrevista ao ge.
A cidade de Orlando é considerada um ponto estratégico. É onde Flamengo faz pré-temporada e irá disputar amistoso com o Orlando City, mas a relação é ainda maior. O clube de futebol da cidade é parceiro da base e disputou a Flamengo Adidas Cup, enquanto o Orlando Magic, da NBA, é o maior parceiro do basquete rubro-negro. Além disso, a cidade possui uma loja oficial do Mengão.
O Rubro-Negro buscou conectar com jovens norte-americanos já nesta pré-temporada. Primeiro com atletas da base do Orlando City vendo os treinos. Em seguida, mais de mil crianças de escolinhas de futebol foram ao Al Lang Stadium assistir à vitória sobre o Philadelphia Union.
Torcida esgotou ingressos para Flamengo x Orlando City
O Flamengo espera impactar o mercado e os torcedores norte-americanos com um estádio lotado de rubro-negros na partida contra o Orlando City, neste sábado (27), às 15h. Todos os 25 mil ingressos para o confronto no Exploria Stadium foram vendidos e a expectativa é de grande presença de rubro-negros.
Afinal, os torcedores terão setores exclusivos no estádio e já tinham adquirido 13 mil entradas em dezembro. A tendência, portanto, é que o estádio tenha um clima mais brasileiro. Demonstrar a força da Nação certamente é dos objetivos do Flamengo par expandir a marca.
Organizadora dos amistosos deste ano e da antiga Florida Cup, a FC Series é parceira do clube no processo. CEO da empresa, Ricardo Villar entende que o jogo contra o Orlando será fundamental.
“O jogo contra o Orlando City vai estar lotado. A torcida vai ver algo diferente, e acho que é isso que toca o novo público que o Flamengo está buscando. É falar com essas crianças que está crescendo e jogando bola cada vez mais no país. E isso tudo visando o que o Flamengo vai fazer aqui em 2025, no Mundial de Clubes. Nós sabemos que terão europeus aqui, porém acho que o Flamengo será o responsável pela maior massa de um continente para o outro. “
“A paixão do torcedor vindo para cá para fazer parte da competição é algo que vai chocar muitos torcedores e até o mercado de futebol internacional. Esse (jogo contra o Orlando City) vai ser o primeiro sold out (ingressos esgotados) da temporada de janeiro. Isso sozinho vai gerar notícia nos Estados Unidos. E aí, de novo, uma semente plantada para o Mundial de 2025 “
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.