Flamengo faz pior Brasileirão como mandante em 8 anos

O Flamengo perdeu para o Atlético-MG por 3 a 0, nesta quarta-feira (29), e se distanciou do título do Campeonato Brasileiro. A perda de pontos no Maracanã foi um problema do Rubro-Negro ao longo de toda a campanha desta ano e a equipe faz o pior Brasileirão como mandante desde a temporada de 2015.
O Flamengo disputou 18 partidas em casa neste Brasileiro e somou apenas 32 pontos de 54 possíveis (59% de aproveitamento). Foram nove vitórias, cinco empates e quatro derrotas em seus domínios. O Fla pode somar no máximo 35 pontos com mandante, caso vença o jogo contra o Cuiabá, neste domingo (03).
Leia mais: Filipe Luís decide se aposentar no Flamengo ao final da temporada, diz portal
No entanto, a pontuação não será suficiente para superar anos anteriores e a pior campanha como mandante dos últimos oitos anos está confirmada. Antes dominante em casa, principalmente no Maracanã, o Fla perdeu pontos para times que brigam contra o rebaixamento e confrontos diretos pelas primeiras posições. Assim, apesar de ser o melhor visitante, não teve consistência ao longo de todo o ano.
Ao comparar com as pontuações de anos anteriores, a principal diferença está no número de vitórias e empates. O time chegou a perder mais de quatro partidas em casa, mas consegue ao menos 11 vitórias desde 2018. Destaque para 2019, quando o Fla terminou o Brasileirão com recorde de pontos e sem perde em casa.
Veja a pontuação e o histórico do Fla como mandante no Brasileiro nos últimos oito anos:
- 2022 – 36pts: 11V-3E-5D
- 2021 – 40pts: 13V-1E-5D
- 2020 -37pts: 11V-4E-4D
- 2019 – 53pts: 17V-2E
- 2018 – 44pts: 14V-2E-3D
- 2017 – 37pts: 10V-6E-3D
- 2016 – 41pts: 12V-5E-2D
- 2015 – 27pts: 8V-3E-8D
Em caso de vitória contra o Atlético-MG, o Flamengo seguiria empatado em pontos com líder o Palmeiras, restando duas rodadas para o fim do torneio. Agora, o clube paulista tem três pontos de vantagem e pode ser campeão já neste domingo.
Já o Flamengo caiu para a quarta posição e se vê novamente pressionado pela vaga direta na fase de grupos da Libertadores. A equipe enfrenta ainda Cuiabá e São Paulo para se garantir entre os quatro primeiros do Campeonato Brasileiro.
Arrascaeta vê Flamengo longe do título após nova derrota no Maracanã
Arrascaeta concedeu entrevista após a derrota para o Atlético-MG e praticamente descartou o Flamengo da briga pelo título do Brasileirão. O uruguaio entende que a partida era uma decisão e lamentou o resultado. Para o atleta, as decepções no ano de 2023 são resultados do planejamento feito para a temporada e as trocas de treinadores.
“A gente, sinceramente, não perde o campeonato aqui. Perde durante o ano todo. A gente mudou de treinador e de forma de treinar, ficou muito difícil para nós. Infelizmente, não terminou como a gente queria. Fizemos de tudo, corremos atrás. Mas hoje era uma final. Perdemos um jogo que ia decidir se a gente ia brigar até o final, mas não aconteceu “disse o uruguaio.