O dia não começou bem para o com Rubro-Negro. O Flamengo não conseguiu parar a forte equipe do Franca e ficou com o vice-campeonato da Copa Super 8. Fora de casa, no ginásio Pedrocão, o time comandado por Gustavo de Conti não se encontrou e não conseguiu impor seu ritmo de jogo.
O placar final foi de 76 a 65, e o Flamengo acumula mais um vice-campeonato para o time paulista. Desta vez em jogo único, o Mais Querido viu o Franca chegar ao mesmo número de títulos da competição de tiro curto, criada em 2019. As duas equipes levantaram o troféu em duas oportunidades.
Leia mais: Notícias do Flamengo hoje: Supercopa do Brasil, escalações e Vitor Pereira
Maior potência do basquete brasileiro nas últimas décadas, o Flamengo viu Franca subir o investimento e montar um time mais forte do que o seu. Isso pode ser exemplificado pelos dois vices seguidos, o último foi no Novo Basquete Brasil da temporada passada.
Na partida deste sábado, o time comandado por Gustavo de Conti até tentou esboçar uma reação no terceiro quarto, mas sempre que se aproximava do placar via o adversário abrir nova vantagem.
Final da Copa Super 8: o jogo
A partida começou com o Flamengo tentando impor seu ritmo contra o time da casa, e chegou a abrir quatro pontos logo no início, em 8 a 4.No entanto, logo Franca assumiu as rédeas da partida, e empurrado pela sua torcida, finalizou a primeira parcial vencendo por quatro pontos, 19 a 15.
No segundo período, o Flamengo mais uma vez começou bem, mas não conseguia encurtar a vantagem. Gui Deodato tentava carregar o time na pontuação, com cinco pontos no período, mas o Rubro-Negro não conseguiu parar o ataque de Franca. O pivô Lucas Mariano marcou 10 pontos no período, e o jogo foi para o intervalo com o Mengão perdendo por nove pontos.
Flamengo esboça reação mas não consegue a virada
Depois do intervalo, o argentino Vildoza apareceu para a partida e tentou mais uma vez puxar uma reação do Flamengo. O armador marcou sete pontos, o Orgulho da Nação chegou a cortar a vantagem para apenas dois pontos, mas assim como no segundo período, logo Franca voltou a abrir. A partida foi para os 10 minutos finais com o placar de 61 a 54 para Franca.
O último e decisivo quarto começou com Vildoza chamando a responsabilidade, matando uma bola de três e cortando a diferença para quatro pontos. Os dois times foram trocando pontos, até que Cuello matou mais uma de três e encurtou para apenas três. No entanto, após a cesta do argentino, o Flamengo ficou mais dois minutos sem pontuar, e Franca abriu sete pontos, 67 a 60, à cinco minutos do fim.
O Flamengo se manteve no jogo com as bolas de três. Rafael Mineiro marcou da zona morta, mas muito inconsistente no ataque, via o adversário aumentar a vantagem. Faltando pouco mais de dois minutos, Franca voltou a abrir oito pontos. Bastou para o time da casa administrar o placar, o jogo terminou em 76 a 65. o Flamengo agora volta suas atenções para a disputa do NBB.
28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.