Flamengo perde muitos gols, mas cumpre obrigação e vence Palestino na Libertadores

10/04/2024, 23:29

O Flamengo venceu o Palestino por 2 a 0, nesta quarta (10), no Maracanã, pela segunda rodada da fase de grupos da Copa Libertadores da América. Os gols foram marcados por Pedro e Léo Ortiz. Com o resultado, o Rubro-Negro chegou a quatro pontos e ocupa provisoriamente a liderança do grupo E. O Bolivar (BOL) enfrenta o Millonarios nesta quinta (11) e pode reassumir a ponta. O próximo jogo do Fla pela Libertadores será em 24 de abril, contra o Bolivar, em La Paz.

O técnico Tite promoveu uma mudança na escalação do Flamengo para a estreia do time em casa. O Fla entrou em campo com Rossi, Varela, Léo Ortiz, Léo Pereira, Ayrton Lucas; Erick Pulgar, Nicolás De La Cruz, Arrascaeta; Luiz Araújo, Pedro, Cebolinha. A partida marcou a estreia de Léo Ortiz com a camisa rubro-negra.

Melhores momentos: Flamengo 2×0 Palestino -Libertadores

1º Tempo – Flamengo empilha chances, mas sai só com 1 a 0

Nenhum torcedor do Flamengo no Maracanã ou em casa pode reclamar que o time não criou chances de gol no primeiro tempo. O Rubro-Negro empilhou oportunidades, mas teve que se contentar com um magro 1 a 0, com golaço de Pedro, o de número 120 dele com o Manto. Mesmo assim ficou aquele gosto amargo de que cabia muito mais.

Pela direita com Varela e De La Cruz e pela esquerda com Arrascaeta, Cebolinha e Ayrton Lucas, o Flamengo bombardeou a defesa do Palestino, que valente fez muita cera e bateu um pouco. O Rubro-Negro chegou perto do gol aos seis com cabeçada de Leo Pereira, aos oito com chute longo de Arrascaeta e aos nove com cabeçada de Cebolinha.

Aos 15, Ayrton Lucas bateu de dentro da área para defesa do goleiro Rigamonti. Aos 16, Pedro achou Arrascaeta na área, que finalizou de letra para outra defesa do goleiro. O gol do Flamengo saiu finalmente aos 21. Ayrton Lucas bateu de direita de dentro da área. Abola bateu no braço de um zagueiro e Pedro chegou antes do goleiro para dar um balão e marcar de cabeça. Golaço.

Depois do gol, o Flamengo seguiu na pressão, mas sempre pecando no último passe ou na finalização. Aos 37, Cebolinha teve a chance mais clara, ao bater por elevação da esquerda. A zaga do Palestino tirou o gol certo ao desvaiar a bola de cabeça na linha do gol. O time chileno conseguiu apenas uma finalização, com disparada de Vejar aos 35. Rossi defendeu sem problemas.

Antes de acabar o primeiro tempo, Pedro bateu de virada aos 42 e depois cabeceou fraco da pequena área aos 43. Aos 45, o estreante Léo Ortiz poderia termarcado o segundo ao cabecear cruzamento de Luiz Araújo da direita. O Flamengo foi para o vestiário sabendo que precisa acertar a pontaria e ampliar o placar para não passar susto no segundo tempo.

2º Tempo – Parte física pesa, Flamengo perde intensidade, mas amplia no fim

O Flamengo não conseguiu imprimir a mesma intensidade do primeiro tempo na etapa final. Desde o ínico do segundo tempo, o Rubro -Negro viu o Palestino chegar perto do gol de Rossi. Foram cinco chances em bolas paradas até os 15 minutos. Enquanto isso, o ataque pouco assustou o goleiro Rigamonti, A parte física claramente fez a diferença.

Tite percebeu que precisaria fazer mudanças, mas demorou um pouco para mexer no time. As primeiras alterações aconteceram apenas aos 25 minutos, mas a torcida já pedia Bruno Henrique desde os 12. Entraram Allan e BH no lugar de De La Cruz e Luiz Araújo. O time imediatamente pareceu mais ativo.

Aos 31, Pedro marcou o segundo ao receber bola de Pulgar, mas a arbitragem marcou impedimento. O Camisa 9 poderia ter ampliado um minuto depois, mas bateu por cima do gol depois de invadir a área e limpar a zaga. Aos 35, entraram Viña e Victor Hugo no lugar de Varela e Cebolinha.

O alívio para o sufoco que o Flamengo passava com o insistente 1 a 0 veio apenas aos 39. Lorran havia entrado no lugar de Arrascaeta um minuto antes e foi cobrar escanteio da direita. Em jogada claramente trabalhada, Léo Ortiz antecipou a zaga e mandou para as redes com um toquinho no primeiro pau. Ufa!

Do gol até o fim, a torcida fez muita festa e o Flamengo tentou ampliar ainda mais. O Palestino ainda teve mais algumas chances em bolas cruzadas, mas o 2 a 0 seguiu no placar. O Flamengo saiu de campo aplaudido e agora se prepara para o maior desafio na fase de grupos, enfrentar o Bolivar e os temidos 3600 metros de La Paz, no dia 24 de abril.


Partilha