Flamengo volta a enfrentar pequeno na final do Carioca depois de 58 anos
O Vasco passou vexame e não conseguiu arrematar a última vaga para a final do Campeonato Carioca. Dessa forma, o Nova Iguaçu enfrentará o Flamengo na grande decisão, marcada para acontecer após a Data Fifa. O Rubro-Negro volta a encarar um time de menor expressão em uma final após 58 anos.
A última vez que o Flamengo duelou pela taça do Campeonato Carioca sem ser contra Botafogo, Vasco ou Fluminense foi em 1966. Naquela edição, o adversário foi o Bangu.
➕ Flamengo mantém recorde de público do Carioca e Vasco é vice
O Flamengo não tinha um time estrelado como hoje em dia. No entanto, carregava favoritismo para ser campeão, pois vinha de dois títulos recentes (em 1963 e 1965). Na época, o Fla tinha 15 Cariocas em sua galeria. O Bangu, apenas um.
O Maracanã foi o palco da decisão, que ocorreu em um domingo de dezembro. Arquivos da época apontam que mais de 140 mil pessoas pagaram para assistir ao jogo, que terminou com final feliz para o Bangu.
O Alvirrubro, comandado por Alfredo Gonzalez, bateu o Rubro-negro, de Armando Renganeschi, pelo placar surpreendente de 3 a 0 para ficar com seu segundo título no estadual. Desde então, o Bangu não levantou mais o troféu. Já o Fla, por outro lado, voltaria a vencer em 1972.
Quando será final do Campeonato Carioca 2024?
58 anos depois, o Mais Querido reencontra um pequeno na decisão do Carioca. O modesto Nova Iguaçu, que nunca venceu o título pela primeira divisão estadual, tentará fazer história contra o Flamengo. Já o Mengão, mais favorito do que nunca, quer voltar a ficar com a taça após dois anos sem conquistá-la.
Flamengo e Nova Iguaçu fazem a final inédita nos próximos dias 31 de março e 7 de abril, dois domingos, com locais a confirmar. Até lá, os dois times terão tempo livre para se preparar sem compromissos.