Flamengo parabeniza Leonidas da Silva, o Diamante Negro
Nesta sexta-feira (6), o Flamengo em suas redes sociais homenageou Leonidas da Silva, o Diamante Negro. A data corresponde ao aniversário de um dos ídolos do Mengão e do futebol mundial, além de ser um ícone na luta contra o racismo.
Portanto, no Instagram, o Flamengo postou: “Dia 6 de setembro é dia de homenagear o lendário Diamante Negro. Leônidas da Silva, imortal do futebol brasileiro, marcou 153 gols em 149 jogos pelo Mengão. Com o Manto, foi campeão do Torneio Aberto do Rio de Janeiro em 1936, do Campeonato Carioca de 1939 e do Rio-São Paulo de 1940. Além disso, foi peça fundamental da seleção brasileira nas copas de 1934 e 1938. Obrigado por tudo! #CRF”
Como mencionado pelo Flamengo, Leonidas foi fundamental na Seleção Brasileira. Em 1934, o Diamante Negro marcou o único gol da Canarinha que foi eliminada logo no início da Copa. Porém, em 1938, foi um dos auges de Leonidas. O craque ajudou o Brasil a conquistar seu primeiro título da Copa do Mundo, sendo o artilheiro com 7 gols anotados.
➕Eleição do Flamengo: Dunshee anunciará Landim como CEO, afirma jornalista
Inicialmente, Leonidas apareceu no São Cristóvão de Futebol e Regatas. Nos clubes do Rio de Janeiro, além do Flamengo, ainda defendeu o Vasco e o Botafogo. O Diamante Negro também jogou no Peñarol do Uruguai. Ainda assim, encerrou sua carreira pelo São Paulo, onde virou ídolo com 144 gols marcados em 212 jogos.
Leonidas da Silva com a Seleção Brasileira
Marcado na história da Seleção Brasileira com a Copa do Mundo de 1938 e com artilharia, Leonidas da Silva tem uma média de gol absurda com a camisa amarela. De acordo com o Observatório Racial do Futebol, o Diamante Negro fez 37 jogos com o Brasil e marcou 37 gols.