Flamengo pagará 10 milhões de euros ao Manchester United por Andreas Pereira

Agora é oficial. O Manchester United aceitou a proposta rubro-negra e irá receber cerca de 10 milhões de euros pela venda de 75% dos direitos econômicos do volante Andreas Pereira ao Flamengo. O jogador assinará contrato definitivo com o Flamengo com validade até 2026 e o pagamento do Rubro-Negro a equipe inglesa será efetuado em parcelas semestrais até 2024.
O momento é de alta e de volta por cima. Andreas viveu dias conturbados por sua falha decisiva na final da Libertadores de 2021, quando o Flamengo apesar de considerado favorito por torcedores, imprensa e sites de apostas, acabou derrotado pelo Palmeiras.
Entretanto, mesmo no momento mais difícil de sua curta trajetória no Flamengo até o momento, o volante Andreas Pereira recebeu amplo apoio da torcida. Antes mesmo da partida seguinte ao jogo fatídico, pelo Brasileirão, a torcida compareceu ao Ninho do Urubu para demonstrar apoio ao jogador, que também saiu aplaudido da partida disputada na sequência.
O jovem volante de 26 anos, havia sido contratado por empréstimo no ano passado e somou até o momento 25 jogos, marcando 5 gols pela equipe do Flamengo. O jogador apesar de brasileiro, fez as divisões de base pelo PSV da Holanda e transferiu-se ainda adolescente para a equipe inglesa do Manchester United. Antes de ser emprestado por 1 ano ao rubro-negro, Andreas teve ainda breves passagens por Granada, Valencia e também pela Lazio.
Até o momento em sua passagem pelo Flamengo, seu gol mais marcante foi em uma cobrança de falta na vitória rubro-negra por 3 a 1 sobre o Juventude no Maracanã, em Outubro do ano passado. Na ocasião, Andreas pôs fim a um jejum de gols de falta na equipe do Flamengo que já durava 1221 dias. A bomba de fora da área no ângulo foi celebrada não só pelos torcedores e pela imprensa, mas por jogadores famosos ao redor do mundo como Lukaku e Pogba.
Quem é Andreas Pereira, volante contratado em definitivo pelo Flamengo
Andreas Pereira era pouco conhecido aqui no país de origem devido a ter desenvolvido toda sua carreira desde a juventude no exterior. Isso ocorreu porque apesar de ter pais brasileiros, Andreas nasceu na Bélgica onde seu pai, ex-jogador de futebol, atuava na época de seu nascimento. O jogador, portanto, possui dupla nacionalidade, sendo considerado belgo-brasileiro.
Outra curiosidade interessante a respeito do jogador é que ele teve passagens pelas seleções de base na Bélgica, país onde nasceu. Entretanto, em 2014, passou a defender as categorias de base da Seleção Brasileira, por onde inclusive teve uma passagem pela seleção principal no ano de 2018.
Apesar de ter sido contratado pelo Manchester United bem jovem, com 15 anos, junto ao PSV Eindhoven nunca se firmou no time inglês. Em 2014 fez sua estreia pelo time principal, mas foi na sequência emprestado para o Granada em 2016, aos 20 anos de idade. Na temporada seguinte permaneceu na Espanha tendo sido emprestado dessa vez ao Valencia.
Após duas temporadas na Espanha atuando com mais frequência, Andreas Pereira retornou ao Manchester United onde passou a receber mais minutos em campo. Novamente, a passagem pela Inglaterra não durou muito sendo mais uma vez emprestado na Europa, dessa vez para o clube italiano da Lazio. Um ano depois, em 2021, foi finalmente emprestado para jogar pela primeira vez no país natal de seus pais, pelo Flamengo.
Tendo chegado ao Flamengo com a difícil missão de substituir o volante Gerson, que teve grande passagem pelo Rubro-Negro e se transferiu para o Olympique de Marselha, Andreas Pereira foi aos poucos conquistando o coração dos torcedores rubro-negros. Seu ápice foi no gol de falta que pôs fim a um jejum de mais de 3 anos da equipe sem marcar gols de falta.
Entretanto, com a falha no lance decisivo da final da Libertadores que originou o gol de Deyverson, chegou a parecer que esse seria o início do fim da curta trajetória do jogador pela Gávea.
Surpreendentemente, isso não ocorreu, e o apoio da torcida e da diretoria culminam agora na aquisição em definitivo do jogador pela vultosa quantia que chega a soma de 60 milhões de reais. Longe do fim, Andreas Pereira parece estar escrevendo agora apenas o primeiro capítulo de uma longa relação a ser construída no Ninho do Urubu.