Flamengo ocupa 13º lugar em ranking global de valor digital feito por consultoria espanhola

21/03/2024, 15:01
Atualizado: 21/03/2024
Flamengo adquire novos campos do Ninho do Urubu e terá maior CT da América do Sul, podendo atender todas categorias inclusive o feminino

O Flamengo tem a maior torcida da América Latina. De longe a maior do Brasil. E por anos, o Rubro-Negro tem os maiores números de engajamento nas redes sociais. A empresa de consultoria e pesquisa digital Horizm, baseada na Espanha, atestou esses fatos e classificou o Fla como o 13º em um ranking de valor digital dos seus fãs.

De acordo com os números aferidos pela Horizm, o Flamengo tem atualmente mais de 57 milhões de seguidores em múltiplas redes sociais. Esse patamar coloca o Rubro-Negro na 16ª posição global entre as 12 mil marcas com mais seguidores. O Real Madrid lidera a lista com mais de 357 milhões de seguidores.

Flamengo é ultrapassado por Atlético-MG, Grêmio e Inter no ranking de ST

Ainda de acordo com a Horizm, o Flameno sobe ainda mais no ranking baseado no valor estimado que os fãs digitais podem gerar. No caso, o Rubro-Negro atinge o top 15, ficando em 13º lugar. A consultoria espanhola estimou que as ações digitais do Fla para seus mais de 57 milhões de seguidores têm o potencial de gerar mais de € 38 milhões (R$ 210 milhões).

Flamengo é alvo de críticas por uso das redes sociais

Mesmo com números tão significativos, o Flamengo não escapa de críticas quanto ao gerenciamento e aproveitamento que faz das suas redes sociais. Muitos torcedores criticam o departamento de comunicação e marketing pela falta de iniciativa e criatividade nas peças e ações implementadas. O nível de produção também é considerado baixo.

O canal da FlaTV no YouTube é o principal alvo de críticas dos torcedores do Flamengo. Desde a criação da plataforma FlaTV+, o canal gratuito no YT perdeu força e quantidade de conteúdo. Os torcedores reclamam da falta de material exclusivo e de escolhas obvias para a programação, que depende demais de transmissões ao vivo.

Mesmo com quase sete milhões de seguidores, a FlaTV tem ficado abaixo das TVS de Corinthians e Palmeiras na contagem de visualizações mensais. Os rivais paulistas não chegam a 2,5 milhões de seguidores cada.


Compartilhe