Em ano de Copa América, o Flamengo já está se movimentando para minimizar os impactos da competição junto a um calendário apertado do futebol brasileiro. Com time recheado de craques, incluindo de outros países, sendo quatro do Uruguai, o time sabe que vai perder algumas de suas principais estrelas.
Por isso, o Flamengo quer reduzir o choque das datas e quer alterar a data da final da Copa do Brasil. De acordo com o Uol, o clube quer que a decisão aconteça apenas em dezembro, após o término do Brasileirão. O clube estaria tentando mobilizar as outras equipes brasileiras em busca de apoio pra levar o caso à CBF.
➕CBF divulga calendário de 2024 e confirma jogo de abertura no Brasileiro
O calendário da CBF não vai parar por conta da Copa América. Por isso, certamente ocorrerão danos com desfalques importantes, como Arrascaeta, De La Cruz e Pulgar. Ao todo, são nove datas conflitantes da Copa América com o calendário nacional. Adiando os dois jogos da final da Copa do Brasil para dezembro, o conflito se daria em sete datas. Não é ideal, mas é menos do que o programado atualmente.
A CBF publicou calendário para a temporada 2024 e as finais da Copa do Brasil estão agendadas para os dias 3 e 10 de novembro, respectivamente, em ida e volta. Mas caso o ajuste aconteça, a tendência é que rodadas do Brasileiro aconteçam nas datas.
CBF não concorda com visão do Flamengo
Ainda segundo o Uol, a CBF não acredita na mesma visão que o Flamengo. A entidade crê que já montou o melhor calendário possível. Até porque seria preciso do aval do sindicato dos jogadores, já que as férias demorariam mais a ocorrer, além da aprovação da Globo, que detém os direitos de transmissão.
Entretanto, isso ficou nas conversas de bastidores da entidade, visto que ainda não receberam qualquer contato oficial do Flamengo sobre o assunto. O Mengão só deve formalizar a ideia à CBF quando juntar mais clubes interessados e mobilizados.