A semana do Flamengo no Mercado da Bola foi agitada. O clube viu alguns movimentos importantes por De La Cruz, do River Plate e viu a situação de Gustavo Scarpa com o Olympiacos. Por isso, o Mundo Bola deixa o torcedor por dentro de todas as novidades envolvendo reforços.
Vale ressaltar que, ainda que o Flamengo esteja monitorando e começando a se movimentar, as negociações só devem acontecer em 2024. A janela de transferências ainda não está aberta. Além disso, o clube ainda foca em 2023, mirando terminar o ano com vaga direta na Libertadores ou até mesmo uma arrancada heroica no Brasileirão.
Leia mais: Flamengo recusa ofertas por Pulgar e promete valorização salarial
De La Cruz, do River Plate
Nesta sexta (17), uma nova atualização sobre De La Cruz animou os torcedores do Flamengo. Ao longo da semana, jornalistas vincularam que o clube irá fazer uma investida pesada para contar com o meia do River Plate em 2024. O valor da multa pedido pelos argentinos é de R$ 79 milhões à vista para liberar o uruguaio.
Então, o atleta tomou uma atitude que pode aproximá-lo do Flamengo. De acordo com Bruno Andrade, do UOL, De La Cruz comunicou ao River que gostaria de defender o Mais Querido em 2024. Além disso, o meia teria dito com companheiros no Uruguai sobre a vontade de jogar pelo Mengão.
O clube tenta a contratação de De La Cruz desde janeiro de 2023, mas não conseguiu chegar em acordo com o River Plate. Agora, o atleta é prioridade do Flamengo para a próxima temporada e deve vestir rubro-negro em 2024.
Pablo Solari, do River Plate
Outro nome do River Plate que esteve no radar do Flamengo é o de Pablo Solari. O jovem atacante de 22 anos tem se destacado no clube argentino e atraiu olhares do Mengão. As boas atuações de Solari o levaram até a Seleção Argentina Sub-23, que irá disputar o Torneio Pré-Olímpico.
Solari é ponta direita, posição de Luiz Araújo atualmente no Flamengo, e destro. Ele não é titular no River Plate, mas tem bons números. Na atual temporada, o jovem atacante tem 41 jogos (sendo 18 de titular) com 12 gols e 10 assistências.
Apesar da pouca idade, ele já tem certa rodagem no futebol sul-americano. Pablo Solari é cria do Talleres e foi emprestado para o Colo-Colo, que exerceu o direito de compra do atacante. Em julho 2022, o River Plate comprou o atleta por 4,2 milhões de euros (R$ 22,5 milhões de reais).
Gustavo Scarpa, do Nottingham Forest
Atualmente emprestado ao Olympiacos, o brasileiro Gustavo Scarpa esteve na mira do Flamengo no Mercado da Bola. Mas o clube ainda teve outras concorrências, como de Atlético-MG e do Palmeiras. O Fla tinha modelo de para contar com Scarpa em 2024: empréstimo junto ao Forest ao fim do Brasileirão.
Conforme apurou Henrique André, da Rádio Itatiaia, o Atlético-MG desistiu de contar com Scarpa, abrindo caminho para o Flamengo contar com o meia. Porém, o Fla também não deve efetivar uma proposta pelo jogador.
Nesta sexta, Venê Casagrande informou que Gustavo Scarpa não está na mira do Flamengo no Mercado da Bola. A fonte do jornalista afirmou que não há interesse do Fla em contar com o meia e não está nos planos. Aliás, ainda disse que Scarpa nunca esteve no radar e nunca houve interesse do Mengão.
Alex Sandro, da Juventus
Pensando no sistema defensivo, o Flamengo avalia no Mercado da Bola o nome de Alex Sandro, lateral esquerdo da Juventus. O jogador manifestou a seus familiares, segundo o jornalista Bruno Castanha, seu desejo de voltar ao Brasil e coloca o Rubro-Negro como prioridade em um possível retorno.
“Há duas semanas, um intermediário ofereceu Alex Sandro e Walace ao Flamengo. Porém, Marcos Braz fez um pedido: ‘Segura, queremos fechar com o De La Cruz primeiro‘. Nessa semana aconteceu um jantar entre Alex Sandro e seu staff. Na reunião, falaram para ele que Athletico-PR, Grêmio e Corinthians foram alguns times que já demonstraram interesse. Entretanto, Alex Sandro disse em alto e bom-tom: ‘Quero o Flamengo, pode falar para o Braz’”, informou Bruno Castanha.
Contudo, um problema preocupa o Flamengo quanto a Alex Sandro. As lesões frequentes do atleta deixam o clube receoso na negociação. O lateral já trabalhou com Tite e esteve na última Copa do Mundo no Catar. Aliás, ele perdeu espaço para Alex Telles por conta dos problemas físicos.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.