Nesta sexta-feira (26), a imprensa portuguesa veiculou notícias sobre a negociação do Flamengo para comprar o Leixões, processo que o presidente Rodolfo Landim já confirmou ser verídico. Entre as ações, estaria a possível participação em investimento de 1,5 milhão de euros (R$ 9,2 milhões) na compra de complexo esportivo para a equipe. Mas o Flamengo nega qualquer gasto com o clube português.
Em contato com o MRN, Diogo Lemos, vice-presidente de Gabinete e membro do Conselho de Futebol, foi direto ao dizer que “A informação não procede”. A viralização da notícia gerou questionamentos sobre a suposta compra não ter passado pelo Conselho Deliberativo, já que se trata de um aumento de patrimônio. Mas o clube garante que não realizou a compra e não há nada marcado nesse sentido.
➕ Grupos de sócios do Flamengo se declaram a favor de leilão do terreno
Vale destacar que o jornalista português Pedro Jorge da Cunha, do portal Zero Zero, não cravou a participação do Flamengo na aquisição do Complexo Desportivo do Fão. A informação supõe que o clube estaria relacionado com o fundo Santa Mónica, que fez o investimento.
Mas não só isso. O jornalista diz também que o Flamengo já alinhou acordo para comprar 50% da SAD do Lexiões, o que faria o Rubro-Negro sócio maioritário. A compra envolveria uma série de obrigações, como prover estabilidade financeira ao clube português, e também objetivos esportivos. O Fla, por outro lado, ganharia fonte de renda em euros, local para valorizar jovens e outras formas de aumentar receitas.
Ele diz ainda que, na próxima segunda-feira (29), os atuais executivos do Leixões irão explicar as negociações para os sócios.
O que disse Landim sobre as negociações para compra do Leixões
Em entrevista na última segunda-feira (22), o presidente do Flamengo, Rodolfo Landim, confirmou que negocia a compra do Leixões e revelou negócio avançado. No entanto, é possível garantir que não falta apenas a assinatura como diz o jornalista português, já que esta operação precisa necessariamente passar pela aprovação do Conselho Deliberativo e, até o momento, tema não foi tratado nas reuniões.
“Existe. A gente está negociando com o Leixões, já estamos em processo avançado. É segunda divisão (de Portugal). Eles acabaram de levar o Werton, de forma independente. A gente está avançando, sim. Se formos mais adiante, vamos levar os detalhes para aprovação do Conselho (Deliberativo)”, disse Landim ao Charla Podcast.
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.