Flamengo nega e Vasco desiste de jogar no Maracanã contra a Chapecoense
O Flamengo e o Fluminense negaram pedido do Vasco para enfrentar a Chapecoense no Maracanã em 31 de julho. O Consórcio administrado pela dupla Fla-Flu alegou que o gramado não estaria em condições para duas partidas seguidas, já que o Rubro-Negro enfrenta o Atlético-GO um dia antes.
Aos contrário do que fez anteriormente, o Vasco decidiu não buscar na justiça a permissão para jogar no Maracanã. Apesar disso, o clube cruzmaltino afirmou que não concorda com a postura de Flamengo e Fluminense e reafirmou que o contrato de concessão do estádio prevê o uso do campo pelos outros clubes da cidade.
Leia Mais: Flamengo x Athletico-PR: árbitro VAR coleciona polêmicas e não apita na Serie A desde 2020
Em nota, o Vasco afirmou sobre o Maracanã: “É a segunda vez seguida que o estádio, bem público pertencente ao Estado do Rio de Janeiro, é negado ao clube. Da última vez, contra o Sport, o Vasco teve que recorrer à justiça contra o CR Flamengo, permissionário do estádio, após ser impedido de utilizar um equipamento que é público e que deve estar aberto e disponível para todos os grandes clubes do Rio de Janeiro em igualdade de condições. Como expresso da proposta do CR Flamengo ao Governo do Estado, assim como o termo de referência do contrato de uso precário. Esse entendimento foi ratificado por duas instâncias do TJ-RJ”
Flamengo quer mudar regra de utilização do Maracanã
O Flamengo espera a publicação do edital de licitação de longo prazo do Maracanã. O clube já sinalizou que tem interesse em administrar o estádio, mas deseja que haja mudança na autonomia do Consórcio. Atualmente, os concessionários não têm poder para impedir que outros clubes joguem no estádio.
Além disso, o Flamengo estuda ainda a construção do seu estádio próprio como alternativa ao Maracanã. Recentemente, o clube expressou interesse em terreno na área do antigo gasômetro, no centro do Rio de Janeiro. Por fim, o presidente Jair Bolsonaro, em campanha pela reeleição, afirmou prontamente que vai “ajudar” o clube.