No próximo sábado (20), Flamengo e Criciúma se enfrentam pela 18ª rodada do Campeonato Brasileiro. O jogo será realizado no estádio Mané Garrincha, em Brasília, e começa às 16h00 (horário de Brasília). Em jogo estará um tabu de 21 anos de invencibilidade rubro-negra no confronto.
Curiosamente, a data do jogo (20 de julho) marca o aniversário da última derrota do Flamengo para o tigre. A partida foi pelo Campeonato Brasileiro de 2003, edição que estreava o formato de pontos corridos.
➕ Flamengo x Criciúma: horário, onde assistir e provável escalação
A partida realizada no estádio Heriberto Hülse terminou em 4 a 3 para o Criciúma, com os gols do Flamengo sendo marcados por Jean (2) e Andrezinho. O jogo contou pelo 20ª rodada do campeonato.
O Rubro-Negro,, treinado na época por Marcos Paquetá, começou a partida com a seguinte escalação: Júlio César; Luciano Baiano, Carlos Renan, Fabiano Eller, Henrique Souza; Cássio, Fabinho, Igor Cearense, Jônatas; Fernando Baiano e Edílson
No jogo do segundo turno, na 43˚ rodada, o Mengão venceu o tigre por 1 a 0 e deu início a sequência invicta que perdura até hoje.
Flamengo quer ampliar bom retrospecto contra Criciúma
Nos últimos anos, Flamengo e Criciúma se enfrentaram algumas vezes. O tigre passou muitos anos longe da elite do futebol brasileiro, tendo ficado de fora da série A do Brasileirão entre os anos de 2005 e 2012, e, mais recentemente, de 2015 até 2023.
Depois da vitória no segundo turno do campeonato de 2003, os times voltaram a se enfrentar em 2004. O Flamengo saiu daquela temporada com um empate em 1 a 1 e uma vitória por 3 a 1.
Em 2013, o Criciúma voltou a disputar a primeira divisão depois de nove anos. Nesta temporada, foram mais duas vitórias para o Mengão: 3 a 0 no primeiro turno e 4 a 1 no segundo.
O Criciúma conseguiu se manter na série A para o ano seguinte, e em 2014 seguiu sem vencer o Mais Querido. Após perder por 2 a 0 em casa no primeiro jogo do ano, no segundo turno o tigre conseguiu arrancar um empate por 1 a 1 com gol do saudoso Cléber Santana, ex-jogador do Flamengo.
Ambas as equipes não tiveram nenhum duelo por outras competições que não fosse o Campeonato Brasileiro.