Olho nele: artilheiro do Táchira vive boa fase e foi campeão na Armênia

01/04/2025, 17:37
Atualizado: 01/04/2025
Balza comemora gol do Táchira

O próximo compromisso do Flamengo na temporada 2025 marca o início da caminhada na Libertadores, que começa para o Rubro-Negro na quinta-feira (3). O adversário será o Deportivo Táchira-VEN.

➕ Calendário do Flamengo em abril: estreia na Libertadores, mata-mata na Superliga e reta final no NBB

E o fato de nunca ter perdido na Venezuela não engana o Flamengo, que está ciente dos perigos que o time adversário pode oferecer. Entre eles, o principal talvez seja o atacante José Balza.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Aos 27 anos, o centroavante de 1,84 metro está apenas em sua primeira temporada pelo Deportivo Táchira, após um ano em que mostrou bom rendimento pelo Carabobo-VEN — mas vive boa fase.

Em nove jogos na atual campanha, o camisa 17 marcou três vezes e deu uma assistência, sempre pelo Campeonato Venezuelano. É o artilheiro do time. Os gols foram contra Zamora, UCV e Caracas.

Mas a trajetória do venezuelano começou longe do adversário do Flamengo na Libertadores. Balza foi revelado nas categorias de base do Carabobo, que o alçou aos profissionais em 2015.

Naquele ano, porém, o atacante fez apenas um jogo, contra o Zamora, pelo Campeonato Venezuelano. Titular, acabou substituído aos sete minutos do segundo tempo e não marcou gols. O Carabobo perdeu por 2 a 1.

Balza só voltaria a dar as caras entre os profissionais na temporada 2016, quando atuou em 11 partidas pelo mesmo Carabobo e marcou um gol, contra o Caracas. A partir daí, foi adquirido pelo Unión Española-CHI.

A equipe chilena, todavia, não tinha intenção de usá-lo no time principal. Alocado na base, Balza decidiu partir para o Deportivo La Guaira, onde recebeu chances e jogou 25 vezes em 2018.

Com dois gols marcados, seguiu na equipe para 2019, quando entrou em campo 38 vezes, anotou oito tentos e distribuiu uma assistência. O desempenho o credenciou a uma transferência ao Maracá-EQU.

No Equador, as coisas foram diferentes do que o jogador esperava. Após apenas cinco jogos, voltou ao La Guaira ainda em 2020, onde conseguiu jogar oito vezes e marcou dois gols.

E o retorno acabou de forma épica, com a conquista do título venezuelano sobre o próprio Deportivo Táchira. Na final daquele ano, Balza começou no banco e entrou no segundo tempo. O La Guaira venceu por 2 a 0.

Mais uma vez, porém, José deixou o time venezuelano (agora por empréstimo) e partiu para o Pyunik, da Armênia. Não foi muito aproveitado: entre 9 de abril e 28 de novembro de 2021, fez meros dez jogos e voltou para a Venezuela.

Mesmo assim, participou da campanha que conduziu o Pyunik ao título do Campeonato Armênio de 2021/22. O time obteve 23 vitórias, seis empates e três derrotas em 32 jogos. Balza não marcou gols ou deu assistências.

O destino escolhido? Foi o Carabobo, equipe que o revelou para o futebol. Com mais estabilidade, Balza permaneceu por três temporadas completas, somando 91 jogos, 14 gols e duas assistências pela equipe.

A última temporada foi a mais prolífica do atacante na carreira, com dez gols marcados. Em 2025, a média está mais alta, e o objetivo do atacante certamente é manter o nível.

Perfil de José Balza:

  • Nome: José Manuel Balza Liscano
  • Data de Nascimento: 15 de junho de 1997 (27 anos)
  • Local: Valencia, Venezuela
  • Altura: 1,84 metro
  • Peso: 78 kg
  • Posição: Centroavante
  • Contrato: Até 31 de dezembro de 2025
  • Clubes: Carabobo-VEN, Unión Española-CHI, Deportivo La Guaira-VEN, Macará-EQU, Pyunik-ARM e Deportivo Táchira-VEN
  • Títulos: Campeonato Venezuelano (2020) e Campeonato Armênio (2021/2022)
@mundobolaflamengo EXCLUSIVO | Piu-Piu Gigante: Leandro Machado e a ponte rubro-negra-colorada Hoje, na estreia do Flamengo no Brasileirão contra o Internacional, o @mundobolaflamengo traz uma reportagem especial sobre um personagem que conhece bem os dois lados dessa história: Leandro Machado, o Piu-Piu. Revelado pelo Inter nos anos 90, Leandro ganhou projeção nacional ao exibir seu talento com gols e arrancadas fulminantes. Mas foi no Flamengo que ele conquistou uma legião de torcedores. Piu-Piu voou. Seu estilo leve, ousado e técnico, simbolizava uma época de transição do Mengão, marcada por altos e baixos, mas também por nomes carismáticos e memoráveis. O jogo de hoje é mais do que um confronto de gigantes. É também um reencontro com a história — a de um jogador que marcou os dois clubes e carrega no apelido a leveza, mas no legado, o peso de ter vestido uma camisa pesada e o Manto Sagrado. Piu-Piu é gigante. Lá ele. Mas é verdade. #Flamengo #Mengão #CRF #LeandroMachado #PiuPiu #FlamengoXInternacional #Brasileirão2025 #RubroNegro #MundoBolaFlamengo #GigantePorNatureza #VamosFlamengo #HistóriaDoFla #FlaMemória #MengãoÉHistória #CraquesDoFla #TBTFla #FlaInter @Flamengo @SC Internacional ♬ som original - MundoBola Flamengo