Há 40 anos, Flamengo e os campos de futebol se despediam do infalhável Raul

20/12/2023, 16:31
Raul Plassmann foi goleiro do Flamengo entre 1978 e 1983

No dia 20 de dezembro de 1983, o futebol se despedia do goleiro histórico Raul Plassmann. O ídolo do Flamengo promoveu um jogo festivo naquele dia para celebrar o seu vitorioso fim de carreira. A despedida de Raul marca 40 anos nesta quarta-feira.

Raul Plassman chegou ao Flamengo em 1978 para fazer história. Antes, ele já havia passado pelo Athletico-PR, Coritiba, São Paulo, Nacional e Cruzeiro. O Mengão foi o último clube da sua carreira.

Leia mais: Há 22 anos, Junior era maestro de título carioca do Flamengo sobre o Fluminense

No Mais Querido, Raul se juntou a uma verdadeira Seleção. Isso porque, a partir dos anos 80, o Flamengo montou uma equipe destinada a marcar a história do clube. Raul Plassmann foi o goleiro do Mengo nas conquistas inesquecíveis da Libertadores e Mundial de 1981.

Antes, já tinha levantado o primeiro troféu do Campeonato Brasileiro do Flamengo, em 80. Raul também foi bicampeão nacional em 1982 e 83. Títulos não faltaram para o ídolo na Gávea. Foram nove conquistas no total em apenas cinco anos de clube.

O jogo que marcou a despedida de Raul Plassmann

Depois de defender o gol rubro-negro em 228 partidas, chegava a hora da despedida. O histórico Raul já estava com 39 anos e decidiu pendurar as chuteiras no Flamengo. No ano de 1983, o último em atividade, o goleiro fez parte do time tricampeão brasileiro contra o Santos. Ou seja, terminou sua carreira com chave de ouro.

No dia 20 de dezembro daquele ano, um amistoso acontecia no Maracanã para o futebol se despedir, e também agradecer, a lenda. Cerca de 40 mil torcedores pagaram para assistir a Flamengo x Amigos de Raul.

A partida terminou 3 a 2 para a Seleção dos Amigos. Tita marcou os dois gols rubro-negros no amistoso internacional.

Raul voltou ao Maracanã sete anos depois por motivo especial

Mas o que muitos não se recordam é que Raul chegou a defender o Flamengo, mesmo após a sua aposentadoria. O jogo foi realizou em 1990, ou seja, sete anos depois do goleiro pendurar as luvas. A retomada aos gramados aconteceu por um motivo mais do que especial.

Era a despedida do Rei Zico. O Galinho se despedia brevemente do futebol, mas definitivamente do Flamengo. Depois daquele ano, Zico foi ao Japão para fazer história no Kashima Antlers até 1993.

No dia 6 de fevereiro de 90, Raul voltou ao gol para prestigiar o último jogo do ídolo do Flamengo. Ele jogou os primeiros 45 minutos na equipe dos campeões de 1981. A partida terminou 2 a 2, mas o resultado foi o que menos importou. A emoção tomou conta dos mais de 95 mil rubro-negros que foram ao Maracanã se despedir de Zico, o maior ídolo da história do clube.


Partilha