Flamengo monta seleção para tentar recuperar hegemonia no basquete

29/06/2023, 15:50
Flamengo monta seleção para tentar recuperar hegemonia no basquete

O Flamengo está empenhado em voltar a ser destaque no basquete, após duas temporadas abaixo. Para isso, a diretoria rubro-negra vem atuando com força no mercado em busca de peças importantes para o elenco. Nomes de peso, assim, estão acertados ou próximos de se concretizar para defenderem o Manto Sagrado na temporada 2023-24.

O FlaBasquete, neste sentido, vem montando uma seleção com os reforços. Até o momento, cinco atletas já fecharam com o Orgulho da Nação: Scott Machado, Didi Louzada, Lucas Mariano, Maique e Franco Balbi. Além deles, o Benite, ex-Flamengo, também está em negociações avançadas para retornar à Gávea.

Leia mais: Vai renovar? Entenda a situação de Olivinha no Flamengo

Conheça os novos reforços do Flamengo no basquete

Scott Machado

O primeiro reforço dessa reformulação de elenco do Flamengo foi o armador Scott Machado, brasileiro com dupla-nacionalidade norte-americana. O jogador de 33 anos estava na Rússia na última temporada, defendendo o Avtodor Saratov. No basquete russo, realizou 13 jogos, com médias de 9.4 pontos, 3.2 rebotes e 3.7 assistências.

As melhores temporadas do Scott Machado aconteceram no South Bay Lakers e no Cairns Taipans, da Austrália, de 2017 até 2021. O armador, primeiro, passou pelo South Bay Lakers, onde atuou por duas temporadas (2017-18 e 18-19). Nestes dois anos, atuou 45 jogos em cada, mas com médias diferentes. Na primeira teve: 15.9 pontos, 3.8 rebotes e 8.5 assistências. Já na segunda foram: 16.4 pontos, 3.6 rebotes e 7.9 assistências.

No Cairns Taipans, em 2019-20 e 20-21, Scott apresentou bons números, assim como nos Estados Unidos. Na primeira temporada, fez 28 partidas, com 16.1 pontos, 3.6 rebotes e 7.6 assistências. Na segunda, 35 jogos, com 15.6 pontos, 3.6 rebotes e 6.6 assistências. Vale ressaltar, afinal, que entre essa duas passagens, Machado assinou um curto contrato com o Lakers e disputou a NBA.

Saiba mais: Flamengo acerta a contratação de Scott Machado

Lucas Mariano

Depois, o Flamengo acertou a contratação do pivô Lucas Mariano, de 29 anos. Ex-jogador do Franca, o Mais Querido trouxe uma reposição à altura para as saídas. Lucas Mariano, bem como, é um dos melhores da posição do basquete brasileiro, tanto que frequenta Seleção Brasileira. Com carreira toda no Brasil, o atleta é bem conhecido pelos torcedores.

Apesar de bons números no início da trajetória, Lucas Mariano fez suas melhores temporadas no São Paulo e no Franca. Pelo Tricolor, em 2020-21, o pivô teve 19.6 pontos, 6.0 rebotes e 1.4 assistências em 28 jogos. Já no Franca, onde estava desde 2021, o reforço rubro-negro manteve uma consistência nas temporadas. Em 2021-21, números semelhantes ao do São Paulo, porém com cinco partidas a mais, e no ano seguinte, 17.0 pontos, 5.6, rebotes e 1.4 assistências. Vale ressaltar que foi o MVP das finais da Champions League.

Saiba mais: Flamengo investe e acerta contratação de Lucas Mariano

Maique

Aos 30 anos, Maique é um dos reforços do basquete do Flamengo para a temporada. O pivô chega com status abaixo das outras contratações mas com números interessantes. O jogador teve uma crescente na carreira até chegar ao Paulistano em 2019, onde fez um baita ano com 7.6 pontos e 5.2 rebotes em 25 jogos. No entanto, foi apenas a primeira bela temporada do atleta.

Desde então, Maique vem se mantendo com números importantes de pontos e rebotes. No seu segundo ano de Paulistano, superou ainda mais, com 9.4 e 7.4, respectivamente. Com o sucesso, foi para o Minas, onde teve uma queda. Mas na temporada seguinte se transferiu para o Corinthians e retornou a desempenhar à altura, com médias de 12.0 pontos e 6.4 rebotes em 31 partidas.

Saiba mais: Flamengo encaminha contratação de Maique, do Corinthians

Didi Louzada

Uma das principais contratações do FlaBasquete foi o Didi Louzada. A chegada do ala de 24 anos chamou a atenção da Nação devido à idade, por ainda ser jovem, e pela experiência no basquete norte-americano. O promissor começou a carreira no Franca e com o destaque foi para o Sydney Kings, da Austrália. Com duas boas temporada, o jogador se transferiu para o New Orleans Pelicans, da NBA, em 2020. Lá, ficou dois anos, porém com poucas oportunidades. Com isso, foi para o clube filiado da equipe, o Birmingham Squadron.

Com bom desempenho, Didi Louzada foi contratado pelo Portland Trail Blazers e disputou a NBA, com sete partidas. Nestes duelos, teve uma média de 5.0 pontos, 2.1 rebotes e 0.6 assistências. A história, no entanto, se repetiu e precisou sair pela falta de minutagem. Logo, se encaminhou para o Cleveland Charge, clube filiado do Cleveland Cavaliers, até chegar ao Flamengo.

Saiba mais: Flamengo fecha contratação de Didi Louzada

Franco Balbi

O retorno de Franco Balbi incendiou a torcida rubro-negra pela identificação com o armador de 33 anos. O argentino estava no Boca Juniors após a saída da Gávea no ano passado. Na Argentina, participou de 38 jogos, com média de 11.0 pontos, 4.3 rebotes e 4.8 assistências. Contudo, sabe-se que o melhor momento da carreira foi no Mais Querido, onde conquistou diversos títulos, desde Carioca à Mundial.

O “El Mago” teve uma passagem pelo basquete do Flamengo de quatro temporadas, com destaque no elenco e fundamental nas conquistas. Ao todo, bem como, foram nove títulos: Mundial (2022), Champions League (2020-21), NBB (2018-19, 2020-21), Copa Super 8 (2018, 2021) e Carioca (2018, 2019 e 2020).

Saiba mais: Craque campeão brasileiro e da América está perto de retornar ao Flamengo


Partilha
Fellipe Perdigão
Autor

Sou jornalista, formado pela FACHA, de 21 anos. Pouco tempo na área de jornalismo, mas com sonhos, que eram inimagináveis, conquistados, como a cobrir a final da Copa do Brasil, em 2022, no Maracanã. Objetivo é continuar na busca de mais realizações!