Já classificado para o Mundial de Clubes da FIFA que será disputado em 2025 nos EUA, o Flamengo estreita seus laços com a MLS. O anúncio do amistoso com o Philadelphia Union é o próximo passo na aproximação entre o Mais Querido e a liga profissional de futebol americana.
O Flamengo, que já comprou Luiz Araújo do Atlanta United no ano passado e vendeu Max em 2022, tendo recebido um bônus por desempenho em 2023, agora tenta a contratação do meia Evander. Diferentemente de outros mercados, nos EUA os contratos dos jogadores não são com os clubes, mas com a própria liga.
Leia mais: Flamengo pode receber valor inacreditável para jogar Mundial de Clubes em 2025
Desta forma, apesar de envolverem franquias diferentes, os negócios estão todos interligados. Além do Philadelphia Union, contra quem o Flamengo deve jogar em Tampa em data ainda não definida, o Flamengo já tinha marcado um outro amistoso, contra o Orlando City, em 27 de janeiro.
Não é de agora que o mercado americano chama a atenção do Flamengo. Em 2019, o clube disputou e venceu a Florida Cup. O intercâmbio com a NBA vem de mais longe, com primeiros amistosos disputados ainda em 2014 e o mais recente, contra o Orlando Magic, em outubro do ano passado, em programação que ainda teve o 3º Encontro das Embaixadas da Nação dos EUA.
Em 2020, dirigentes do clube abriram uma empresa nos EUA para negociar a parceria com um clube americano, mas o acordo acabou não indo para a frente.
Flamengo tentou amistoso com time de Messi
“Tem essa parte de internacionalização da marca. A gente está procurando levar a marca do Flamengo mais para fora. Temos um projeto que está sendo idealizado, na parte dos EUA, onde vai ter a Copa do Mundo, onde os investimentos estão acontecendo também”, disse o vice-presidente de Marketing, Gustavo Oliveira em novembro à Máquina do Esporte ao explicar o planejamento do clube.
Em julho, Gustavo participou com o presidente Rodolfo Landim de um encontro com dirigentes do Inter Miami, no qual foi discutido modelo de gestão e também a tentativa de um amistoso rubro-negro contra o time de Lionel Messi, que por enquanto acabou não se concretizando.
A Copa do Mundo de Clubes da FIFA reunirá 32 clubes em julho do ano que vem nos EUA. Ainda não há definição sobre as cidades-sede, mas o Flamengo certamente gostaria de jogar na Flórida, onde a colônia brasileira é maior.
Entretanto, independentemente de onde jogar, o Flamengo deve ter bastante apoio local. São 15 embaixadas ou consulados no país. Segundo o Censo, vivem atualmente nos EUA 1,9 milhão de brasileiros. Não há pesquisa sobre o time desta comunidade, mas é razoável supor que, como em todo o Brasil, o Flamengo seja maioria.
Acima de tudo Rubro-Negro. Sou baiano, tenho 28 anos e cursei Comunicação Social com habilitação em Jornalismo pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb). Além do MRN, trabalhei durante muito tempo como ap...