Flamengo vence com milagre de Balbi no último segundo

03/01/2024, 23:07
Balbi com a bola em jogo do Flamengo no NBB

Na garra e na emoção, o Flamengo iniciou 2024 da maneira que terminou 2023: vencendo. Fora de casa, o Orgulho da Nação bateu o Caxias do Sul por 85 a 84, na prorrogação, e segue na liderança do Novo Basquete Brasil (NBB). Em um jogo de muitas alternâncias no placar, o Rubro-Negro contou com um milagre de Franco Balbi para vencer no último segundo da partida.

No duelo entre líder e 14º colocado, quem esperava uma vitória fácil do Flamengo acabou se enganando. Depois de um bom primeiro tempo (21×16 e 18×15), o time de Gustavo de Conti foi para o intervalo vencendo por oito pontos, mas depois de um segundo tempo catastrófico, o Mengão esteve muito perto de perder.

Leia mais: Nova camisa do Flamengo 2024: o que vem por aí

Com uma péssima seleção de arremessos, o Flamengo viu o aproveitamento do seu ataque cair, enquanto Kenny Dawkins recolocava o Caxias no jogo. O armador norte-americano, que terminou a partida com 35 pontos, colocou o jogo no bolso e virou a partida para o clube da casa, que chegou a abrir quatro pontos de vantagem nos últimos minutos.

Faltando apenas oito segundos, o Caxias vencia a partida por três pontos de diferença. Na última posse, Gustavinho desenhou uma jogada que deixou Gui Deodato livre na zona morta, e o ala-armador acertou o arremesso decisivo para levar a bola para a prorrogação.

Flamengo vence com jogada inacreditável de Balbi na prorrogação

Com tudo igual no placar, as duas equipes foram para mais cinco minutos de basquete na prorrogação. Didi marcou o primeiro ponto do Flamengo, mas logo o Caxias virou com dois de Dawkins. Após dois lances livres de Diego, os donos da casa abriram 82×79. Há dois minutos do fim, Scott Machado empatou após cesta e falta.

Após dois minutos de erros dos dois lados, Kenny Dawkins voltou a chamar a responsabilidade e recolocou o Caxias na frente, 84×82, faltando 40 segundos. O Caxias ainda voltou a ter a bola faltando 30 segundos, mas Didi roubou a bola a 16 do fim. No último ataque rubro-negro, Franco Balbi invadiu o garrafão e sofreu falta com 2 segundos no relógio. O armador precisava anotar os dois pontos para empatar.

E é aí que aconteceu o milagre rubro-negro em Caxias do Sul. Balbi acertou o primeiro e errou o segundo. O armador, no entanto, foi mais rápido que os adversários, conseguiu pegar o rebote do seu próprio arremesso, e faltando apenas 34 décimos, converteu e virou o jogo para o Mengão. Veja abaixo o lance.

Destaques da vitória do Flamengo

  • Gabriel Jaú – 26 pontos e 12 rebotes
  • Gui Deodato – 19 pontos
  • Franco Balbi – 15 pontos
  • Didi Louzada – 13 pontos

Partilha
André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.