Flamengo é melhor mandante entre times da Série A em 2024

27/05/2024, 15:24
Bruno Henrique celebra gol do Flamengo no Maracanã com companheiros; Flamengo é melhor mandante entre times da Série A

O Flamengo passou por momentos de êxtase e oscilações nestes cinco meses de temporada em 2024, mas uma coisa não mudou: a força do Mengão ao lado de sua torcida. Considerando jogos no Maracanã, a equipe tem o melhor aproveitamento como mandante entre todos os 20 times da Série A do Brasileiro:  88,1%.

O título do Campeonato Carioca invicto tem muita influencia para o Mengão liderar o ranking, mas vitórias por Brasileirão, Libertadores e Copa do Brasil também estão presentes. Até o presente momento, o Fla venceu 12 partidas, empatou uma e perdeu apenas uma das 14 que fez como mandante na temporada. Desses jogos, somente vitória por 4 a 0 sobre o Audax na estreia da temporada não foi no Maracanã.

➕: Apenas 3 jogadores do Millonarios já jogaram no Maracanã

O número de gols marcados pelo Flamengo, aliás, chama a atenção no ranking. Isso porque os 29 gols marcados e apenas três sofridos dão ao time média de 2,07 gols por partida quando joga em seus domínios, quanto sofre 0,21. Ou seja, em média, o Fla sofre um gol a cada cinco jogos em casa.

Isso faz do Mengão um dos times mais equilibrados na relação ataque e defesa na temporada. Afinal, somente Bahia (2º) e Athletico-PR (4º) apresentam média superior a 2 gols feitos por jogo e inferior a 0,5 sofrido.

Dados que fazem do Flamengo ainda mais favorito para jogo contra o Millonarios, nesta terça-feira (28), no Maracanã. Vitória garante time no mata-mata da Libertadores.

Veja lista de jogos do Flamengo como mandante em 2024:
  • 4 x 0 Audax- Arena da Amazônia (Campeonato Carioca)
  • 1 x 0 Botafogo- Maracanã (Campeonato Carioca)
  • 3 x 0 Volta Redonda- Maracanã (Campeonato Carioca)
  • 4 x 0 Boavista- Maracanã (Campeonato Carioca)
  • 2 x 0 Fluminense- Maracanã (Campeonato Carioca)
  • 3 x 0 Madureira- Maracanã (Campeonato Carioca)
  • 0 x 0 Fluminense- Maracanã (Campeonato Carioca)
  • 1 x 0 Nova Iguaçu- Maracanã (Campeonato Carioca)
  • 2 x 0 Palestino- Maracanã (Libertadores)
  • 2 x 1 São Paulo- Maracanã (Brasileirão)
  • 0 x 2 Botafogo- Maracanã (Brasileirão)
  • 1 x 0 Amazonas- Maracanã (Copa do Brasil)
  • 2 x 0 Corinthians- Maracanã (Brasileirão)
  • 4 x 0 Bolívar- Maracanã (Libertadores)

Ranking de melhores mandantes de 2024:

Vale destacar que alguns dos times presentes no ranking não fizeram o mesmo número de jogos do Flamengo. O Grêmio, por exemplo, fez 12 partidas e está sem jogar desde o dia 30 de abril em função das enchentes que atingem o Rio Grande do Sul. O time gaúcho pode empatar ou até mesmo ultrapassar o Mengão se vencer jogos adiados.

Por outro lado, há os times que já fizeram muito mais partidas e possuem desvantagem considerável para o Rubro-Negro. O melhor exemplo é o Palmeiras, que perdeu a Allianz Arena por boa parte da temporada e não conseguiu ter o mesmo nível de sucesso na Arena Barueri. São 11 vitórias, três empates e duas derrotas em 16 partidas (75% de aproveitamento).

  1. Flamengo: 88,1%
  2. Bahia: 86,3%
  3. Grêmio: 86,1%
  4. Athletico-PR: 83,3%
  5. Internacional: 80%
  6. Palmeiras: 75%
  7. Botafogo: 74,5%
  8. Atlético-MG: 72,7%
  9. Criciúma: 72,2%
  10. Atlético-GO: 71,8%
Ranking dos melhores mandantes em 2024; Flamengo lidera
Foto: GE

Flamengo é 9º em ranking de visitantes

A liderança na lista de melhores mandantes contrasta com o nono lugar entre os visitantes na temporada do Flamengo. Isso porque o aproveitamento cai para 57,1% e grande vantagem que tinha em praticamente todos os quesitos se desfaz.

São seis vitórias, seis empates e duas derrotas em 14 partidas como visitantes. Os números mostram como o time deixa de ser equilibrado quando está fora de casa e não só faz menos gols (1,21 p/j), mas tem defesa muito mais vazada. A média no Maracanã é de um gol do adversário a cada cinco jogos, enquanto como visitante é de um a cada dois jogos (0,5).

O time precisa melhorar esses índices para brigar pelos principais títulos da temporada. Afinal, geralmente o melhor visitante acaba nas primeiras posições do Brasileirão e, além disso, é fundamental em confrontos mata-mata.


Partilha
Matheus Celani
Autor

Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.