Em meados de 2015, o Clube de Regatas do Flamengo firmou parceria com a Marinha do Brasil. Com o respectivo acordo, a modalidade do Futebol Feminino Rubro-Negro entrou em vigor, e desde então, já foram cinco títulos conquistados em quatro temporadas.
Números gerais da equipe
Na goleada de 10 a 0 sobre o Vitória-PE, o Flamengo/Marinha chegou ao seu centésimo jogo oficial, em sua 10ª competição. Em cinco delas, a equipe, comandada pelo Tenente Ricardo Abrantes, sagrou-se campeã: Campeonato Brasileiro Feminino (2016) e Campeonato Carioca (2015, 2016, 2017 e 2018). A incrível marca de 316 gols marcados (média de 3,16 gols por partida) impressiona.
Jogadoras
Um total de 68 atletas já entraram em campo com a camisa do Flamengo. Dessas, porém, apenas duas participaram (até o momento) de todas as competições envolvendo a equipe: a meio-campista Ju (75J) e a atacante Gaby (53J). Juliana, inclusive, é a atleta que mais disputou partidas pelo Flamengo/Marinha, com 75 jogos. A meia Bárbara, que despediu-se da Marinha nesta temporada, havia disputado 73.
Atletas como Tânia Maranhão, Maycon, Maurine e Mônica Hickmann, que já passaram pela Seleção Brasileira Feminina, também vestiram o Manto Sagrado. Desde 2015, a contratação de atletas ocorre através de processo seletivo da própria Marinha.
Artilheiras
A atacante Pâmela e a meia Bárbara lideram a lista das artilheiras do Flamengo/Marinha. Ambas possuem 35 gols marcados. A também atacante Larissa é a terceira, com 30 tentos. A recordista de gols marcados em uma única competição é Dany Helena, que fez quinze gols no Brasileirão 2018.
10 momentos marcantes
1 – A estreia. Karamba 0 x 4 Flamengo/Marinha. Com gols de Maycon, Ana Carol, Pâmela e Roberta Emilião, o Rubro-Negro venceu sua primeira partida oficial, em jogo válido pelo Carioca Feminino 2015.
2 – O primeiro jogo no Campeonato Brasileiro Feminino. Kindermann 0 x 2 Flamengo/Marinha. Com dois gols de Vigia, o Flamengo venceu as catarinenses fora de casa em sua estreia na história da competição.
3 – O primeiro título. Flamengo/Marinha 3 x 0 Barcelona. Com gols de Bárbara e Pâmela (2x), o Flamengo conquistou o Carioca Feminino 2015. Era apenas o primeiro dos quatro títulos consecutivos da equipe.
4 – O primeiro título nacional. Rio Preto 1 x 2 Flamengo/Marinha. Mesmo após perder em casa no primeiro jogo, o Mengão sagrou-se campeão do Brasileiro Feminino em 2016 diante do Rio Preto. Larissa e Gaby foram as autoras dos gols Rubro-Negros.
5 – O Bicampeonato Carioca. Flamengo/Marinha 1 x 0 Vasco. Com gol de Bárbara, o clássico dos milhões acabou vencido pelo Mengão. Campanha quase perfeita: oito vitórias e uma derrota em nove jogos.
6 – O Tricampeonato Carioca. Flamengo 10 x 3 Duque de Caxias. Com gols de Flávia (2x), Ju (2x), Renata Diniz (2x), Bárbara, Day, Diany e Nathane, o Mengão goleou o Duque de Caxias e conquistou o tricampeonato estadual feminino, dessa vez com 100% de aproveitamento. Foram incríveis 63 gols marcados em 8 jogos.
7 – Flamengo/Marinha 1 x 0 Audax. 8 de julho de 2018. Parecia um jogo normal, mas não foi. O gol da vitória só saiu nos acréscimos, em cobrança de pênalti da atacante Larissa. Mas a festa nas arquibancadas da Gávea, em um domingo à tarde, impressionou.
8 – A parceria de sucesso no Brasileiro Feminino 2018: Flamengo/Marinha e Gávea. Em nove jogos, oito vitórias e um empate. Triunfos emocionantes e decisivos, como por exemplo, diante Audax, Santos, Kindermann e Corinthians. 92,59% de aproveitamento no estádio.
9 – O Tetracampeonato Carioca. Flamengo/Marinha 5 x 0 Duque de Caxias. Novamente com 100% de aproveitamento e sem sofrer gols, a equipe levou o caneco. Na decisão, os gols foram marcados por Flávia (3x), Pâmela e Dany Helena.
10 – O centésimo jogo. Flamengo/Marinha 10 x 0 Vitória-PE. A maior goleada da equipe na história da competição. Show das atacantes: Raíza (3x), Dany Helena (2x), Flávia (2x), Rafa Barros (2x) e Pâmela anotaram os gols da belíssima vitória em Los Larios.