Flamengo prevê 'mudança do perfil de público' no Maracanã

09/05/2024, 14:35
Em documento de concessão, Flamengo prevê 'mudança de perfil de público com aumento de consumo' no Maracanã

Líder do consórcio do Maracanã, o Flamengo não incluiu no seu plano de gestão do estádio qualquer proposta para diminuir os preços dos ingressos e trazer de volta torcedores menos abastados. Pelo contrário, o documento inclui a previsão de “mudança de perfil do público, com consequente aumento do consumo” nas dependências do estádio, como um argumento a favor da sustentabilidade financeira da concessão.

Como o Mundo Bola revelou, o plano de negócios prevê uma margem de lucro de 10% do Consórcio Fla-Flu na operação do Maracanã. Esse valor não inclui as receitas de bilheteria, que continuam sendo de cada clube individualmente, mas um público de maior poder aquisitivo consumiria mais nos bares e lojas do estádio, aumentando as receitas do consórcio de maneira indireta.

Dunshee comenta Flamengo com 65% no Maracanã: ‘Justo’

As propostas técnica e financeira também não incluem nenhum plano para aumentar a capacidade do estádio com a retirada de assentos na arquibancada, o que permitiria a criação de setores com assentos populares.

O Mundo Bola leu todos os documentos protocolados pelo Flamengo, lider do consórcio Fla-Flu, como parte das propostas técnica e financeira para a concessão de 20 anos do Maracanã. São centenas e centenas de páginas que detalham todas as intervenções que serão feitas no estádio, o plano operacional para os jogos, planejamento de despesas e receitas. Não há qualquer menção a um plano para remover os assentos ou aumentar a capacidade do estádio de qualquer outra maneira.

Marketing do Flamengo defendeu ingressos caros

No ano passado, em meio à polêmica dos preços altos para os ingressos da final da Copa do Brasil, o diretor de Marketing do Flamengo, Marcos Senna, argumentou que os ingressos esgotariam de qualquer maneira e que 99% da torcida do Flamengo nunca irá ao Maracanã.

Já o vice-presidente de Marketing do Flamengo defendeu as ações isoladas pelas quais o Flamengo leva algumas centenas de torcedores que não têm condições de comprar o ingresso de graça a cada partida.

Em entrevista recente ao Mundo Bola este ano, Marcos Senna disse que o Flamengo estuda adotar “preço dinâmico” nos ingressos das partidas, o que permitiria que o preço flutuasse de acordo com a demanda.

O Consórcio Fla-Flu será confirmado nas próximas semanas como vencedor da licitação do estádio. O consórcio liderado pelo Flamengo, que terá 65% da gestão do Maracanã, recebeu a melhor nota técnica e também fez a melhor proposta financeira, de R$ 20,1 milhões por ano de outorga ao governo do Estado. Resta agora apenas o cumprimento dos prazos legais para a análise de recursos para que a vitória seja oficializada e o contrato possa ser assinado.


Partilha