Após o fim da temporada de 2023, o Flamengo já começa a preparar o ano de 2024, visando corrigir os erros cometidos neste ano. Porém, com a pré-temporada contra o Orlando City, nos Estados Unidos, e as primeiras rodadas do Campeonato Carioca, o Mais Querido não fará seu reencontro com o Maracanã tão cedo no ano que vem.
O Flamengo marcou jogos longe do Maracanã para janeiro de 2024. O primeiro jogo da equipe, contra o Audax, será em Belém, no Estádio Mangueirão. Em seguida, jogará contra o Orlando City, na pré-temporada nos Estados Unidos. A ideia inicial era de jogar contra o Inter Miami, de Lionel Messi, mas o clube americano desistiu do jogo. Após o amistoso, jogará na Arena da Amazônia, em Manaus.
Leia mais: Presidente da Caixa abre o jogo sobre estádio do Flamengo no Gasômetro: ‘Queremos ajudar, mas…’
Além disso, o Flamengo pretende jogar ainda mais partidas longe do Maracanã no começo do Campeonato Carioca. De acordo com Lauro Jardim, d’O Globo, o clube negocia para mandar dois jogos na região Nordeste do país. A ideia é enfrentar o Volta Redonda na Arena Castelão, em Fortaleza, e a Portuguesa-RJ na Arena das Dunas, na cidade de Natal.
Sem o Flamengo, Maracanã deverá ficar fechado até fevereiro
O gramado do Maracanã deu dor de cabeça ao Flamengo e foi alvo de críticas por parte de treinadores, jogadores, torcedores e jornalistas. O alto volume de jogos da dupla Fla-Flu impactou diretamente na qualidade dos jogos por conta da grama. Aliás, o estádio chegou a ficar fechado do fim de agosto até o jogo de ida da Copa do Brasil, em setembro.
Agora que o Flamengo não pretende mandar os primeiros jogos no Maracanã, o estádio deverá ficar fechado até fevereiro de 2024. O Templo do Futebol passará por manutenções no gramado após eventos como shows de Ivete Sangalo, Paul McCartney e o Jogo das Estrelas de Zico, que ocorrerá no dia 27/12.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.