Flamengo está entre os maiores formadores de atletas do Brasileiro; veja o ranking

27/12/2023, 09:12
Atualizado: 27/12/2023
Wesley e Victor Hugo se cumprimentam em jogo do Flamengo; Clube está entre principais formadores de jogadores do Brasileiro

O lema de “Craque o Flamengo faz em casa” é muito valorizado no Rubro-Negro e foi levado à risca em 2023. Neste ano, 60 jogadores com passagens pelas categorias de base rubro-negras foram relacionados para jogos de times da Série A. Número que coloca o clube na terceira colocação de ranking dos maiores formadores do Brasil.

O Flamengo está atrás apenas de Grêmio e Fluminense, que estão empatados na liderança do ranking por participarem da formação de 66 atletas dos 20 times do Brasileiro. O levantamento foi publicado pelo portal “ge” e considerou jogadores com passagens ao menos pelo sub-17 das equipes. Além disso, o estudo levou em consideração todos os jogos da temporada, não só da liga nacional.

Leia mais: Flamengo tenta envolver Matheuzinho em negociação por Léo Ortiz

Importante destacar que o estudo não considera apenas atletas que fazer parte do atual elenco rubro-negro. O Mais Querido relacionou um total de 55 diferentes em 76 partidas em 2023, sendo que 32 passaram pela base do clube e outros 23 foram formados em outros clubes. A maioria não entrou em campo, mas o estudo leva em conta os relacionados.

Sendo assim, 28 atletas com passagens pelo Flamengo estão espalhados pelos clubes que formaram a Série A deste ano. Alguns exemplos são: Renato Augusto (Corinthians), Felipe Melo (Fluminense), Pepê (Grêmio) e Matheus Gonçalves (Red Bull Bragantino). O último, aliás, estava emprestado ao time paulista e irá integrar o elenco rubro-negro em 2024.

Veja o top-15 de maiores formadores do Brasileirão:

  1. Grêmio: 66 jogadores
  2. Fluminense: 66
  3. Flamengo: 60
  4. Vasco: 59
  5. São Paulo: 58
  6. Athletico-PR: 55
  7. Palmeiras: 54
  8. Bahia: 53
  9. Cruzeiro: 52
  10. Corinthians: 48
  11. Santos: 47
  12. Internacional: 39
  13. América-MG: 29
  14. Botafogo: 29
  15. Coritiba: 37

Flamengo aparece na 9ª colocação de ranking de utilização da base

Apesar de ser um dos principais formadores do Brasil, o Flamengo não está entre os times que mais utilizaram a base no Brasileirão. Com elenco grande e estrelado, o Rubro-Negro lança jovens com grande destaque na base ou que resolvam problemas imediatos da equipe. No total, nove Garotos do Ninho disputaram jogos do campeonato.

Somados, os atletas ficaram em campo por 18,8% dos minutos do time na competição. Os números resultam em uma grande diferença para outros times do ranking. O São Paulo, primeiro colocado da lista, utilizou 16 jogadores em 36% do tempo do torneio, por exemplo.

No entanto, é importante ressaltar que o time paulista utiliza muitos jovens em momentos de pressão e dificuldade por ter elenco curto. Com poucas opções no elenco e dificuldades financeiras, a maioria dos clubes brasileiros recorre para as categorias de base quando possuem carências na equipe.

O Flamengo teve índice considerado baixo, principalmente do tempo em campo. Por outro lado, pôde colocar os jovens em partidas de menos pressão e ajudar no desenvolvimento. Victor Hugo, por exemplo, cresceu de produção e ganhou espaço em 2023. A única exceção é Wesley, que assumiu a titularidade na lateral direita por falta de opções.


Compartilhe
Matheus Celani
Autor
Jornalista graduado no Centro Universitário IBMR, 23 anos, natural do Rio de Janeiro. Amante da escrita e um completo apaixonado pelo Flamengo, vôlei e esportes olímpicos.