Flamengo segue sendo o maior campeão da Libertadores no RJ

04/11/2023, 21:31
Flamengo tem mais títulos da Libertadores do que Fluminense, Vasco e Botafogo juntos

Neste sábado (4), o Fluminense venceu o Boca Juniors na final da Libertadores. O jogo no Maracanã foi movimentado, com Cano abrindo o placar ainda no primeiro tempo. Depois, Advíncula diminuiu, e John Kennedy, na prorrogação, deu o título ao Fluminense. O Flamengo, mesmo assim, segue sendo o Rei do Rio.

Isso porque, esse foi apenas o primeiro troféu do tricolor das laranjeiras na Glória Eterna. O Flamengo, em contrapartida, possui três taças da Libertadores em sua galera de títulos. O Rubro-Negro faz parte da seleta lista de times brasileiros tricampeões da Liberta.

Leia mais: Final da Libertadores 2024 tem data definida

A primeira vez que o Flamengo ganhou um título de Libertadores foi em 1981. O Cobreloa foi o adversário do Mengão, sendo necessária três finais para decidir o vencedor. Na ida, Zico fez 2 a 1 para o Flamengo no Maracanã. Já em Santiago, os chilenos venceram por 1 a 0. O terceiro duelo para desempatar foi em campo neutro, em Montevidéu, com Zico fazendo os dois gols que deram a primeira Libertadores do Mengo.

Em 2019, o Flamengo conquistou seu bicampeonato de maneira épica. Contra o River Plate, na primeira edição de final única da Libertadores, Gabigol foi herói. O Mais Querido perdia até os minutos finais da decisão, mas o Predestinado balançou as redes para empatar aos 89′. Gabigol marcou o da virada três minutos depois, e trouxe a segunda Liberta para a Gávea.

Três anos depois, a América voltou a ser rubro-negra. Na decisão contra o Athletico, a estrela de Gabigol voltou a brilhar. O atacante marcou o único gol do jogo no fim do primeiro tempo. Sendo assim, o Flamengo se tornou tricampeão da Libertadores. Apenas o Mengão, Palmeiras, Santos, Grêmio e São Paulo venceram a Glória Eterna tantas vezes assim no Brasil.

Quantas Libertadores tem Fluminense, Vasco e Botafogo

Rei do Rio de Janeiro! Mesmo com a conquista do Fluminense neste sábado, o Flamengo segue sendo o maior campeão da Libertadores no estado. Juntos, o tricolor, Botafogo e Vasco contabilizam apenas dois títulos. O Rubro-Negro, por si, só tem três taças.

O Vasco ganhou sua primeira e única Glória Eterna em 1998. O Barcelona de Guayaquil foi o adversário do cruzmaltino. Na ida, em São Januário, o Vasco venceu por 2 a 0. A confirmação do título veio no Equador, pelo placar de 2 a 1. A conquista do Vasco na Libertadores já completou 25 anos.

Com o título do Fluminense, o Botafogo passa a ser o único carioca sem Libertadores. O mais perto que o alvinegro chegou de um título de expressão continental foi em 1993, com a extinta Copa Conmebol. Mas não se engane: a Copa Conmebol equivale a uma atual Sul-Americana, e não a uma Libertadores.

E por fim, o Fluminense, que ganhou neste sábado (4) sua primeira Libertadores. O tricolor das laranjeiras só havia disputado uma final de Glória Eterna até este final de semana. Em 2008, o clube tricolor recebeu a LDU no Maracanã, mas perdeu o título nos pênaltis. Contra o Boca Juniors, o Fluminense exorcizou o seu fantasma para ganhar o primeiro título continental.


Partilha