Flamengo salta para liderança de ranking dos maiores formadores de atletas do Brasileiro
O Flamengo é o time que mais revelou jogadores que foram relacionados para jogos de times da Série A neste início de temporada do futebol brasileiro. Após terminar temporada de 2023 em terceiro lugar do mesmo levantamento, o Mais Querido agora está empatado na liderança com Fluminense e Grêmio por ter revelado 55 atletas.
O levantamento foi feito pelo ‘Espião Estatístico’, do ‘ge’, e considera atleta que tiveram passagens ao menos pelo sub-17 das equipes. Além disso, analisa todos os jogos disputados pelos 20 times da Série A na temporada e não só da liga nacional. Ou seja, torneios internacionais, regionais e estaduais.
➕: Igor Jesus explica como David Luiz e Gerson o ajudam a evoluir no Flamengo
Um total de 56 jogadores diferentes foram relacionados para as 30 partidas do Flamengo na temporada de 2024. O clube relacionou 32 jovens da base, o que representa o maior índice de influência do ranking: 61%. Alguns não chegaram a entrar em campo, mas o levantamento considera os relacionados.
Sendo assim, 21 atletas com passagens pela base Flamengo estão espalhados pelos clubes que formam a Série A do Brasileirão deste ano. Alguns exemplos são: Renato Augusto (Fluminense), Felipe Melo (Fluminense), Pepê (Grêmio), Lázaro (Palmeiras) e Marllon (Cuiabá).
- Flamengo: 55 jogadores
- Grêmio: 55
- Fluminense: 55
- Corinthians: 49
- Bahia: 46
- Palmeiras: 44
- Athletico-PR: 43
- Vasco: 41
- Santos: 39
- São Paulo: 39
- Cruzeiro: 35
- Internacional: 33
- Botafogo: 27
- América-MG: 25
- Vitória: 22
Flamengo relacionou time de destaques da base em 2 rodadas do Carioca
É importante destacar que o planejamento de cada clube impacta diretamente no ranking, principalmente quando feito no início da temporada. O Flamengo, por exemplo, disputou duas partidas do Carioca com elenco formado praticamente por destaques oriundos da base, com exceção de Matheuzinho*, Matheus Cunha* e Thiago Maia.
O Fluminense é outro exemplo de time que usou muito a base durante o Estdual. É natural, portanto, que ambos estejam na liderança da lista deste início de ano. Mas vale destacar que os dois rivais costumam terminar temporadas também no topo da lista. No fim de 2023, o Fla revelou 60 atletas que atuaram por times da Série, enquanto o rival liderou ranking com 66.
*Matheus Cunha e Matheuzinho jogaram na base do Flamengo, mas apenas no sub-20 e não entram no levantamento do ge.