Flamengo assume liderança do NBB mesmo jogando a Champions

O Flamengo é o novo líder do Novo Basquete Brasil (NBB). Mesmo sem entrar em quadra na rodada para disputar a Champions League das Américas, o Orgulho da Nação se beneficiou da derrota do Minas para o Corinthians, nesta quinta-feira (14), e se tornou o time de melhor aproveitamento no torneio.
O Flamengo tem 10 vitórias e duas derrotas na competição, o que deixa o time na liderança com aproveitamento de 83.3%. Franca (2º) e Minas (3º) possuem o mesmo número de vitórias do Fla, mas perderam um jogo a mais e ficam atrás na classificação mesmo com mais pontos.
Leia mais: Flamengo ganha concorrência do Internacional por Alex Sandro
A maior pontuação é do Vasco, mas o rival rubro-negro tem 10 triunfos e cinco derrotas, ficando em sétimo lugar com 66.7% de aproveitamento. O índice é utilizado para definir a classificação durante a fase de pontos em função do calendário muito distinto dos times. Após todos os times disputarem todas as rodadas, a equipe de melhor aproveitamento naturalmente terá mais pontos. Veja a tabela do NBB:

Sendo assim, o Flamengo assumiu a ponta mesmo sem entrar em quadra pelo NBB desde o dia 7 de dezembro. Jogos do Mais Querido foram adiados para a disputa das primeiras partidas da Champions League das Américas. Nesta quarta-feira (13), o Orgulho da Nação já estrou no torneio com vitória sobre o Hebraica Macabi (URU).
Agora, o Flamengo enfrenta o Boca Juniors nesta sexta-feira (15) e busca vitória para finalizar a primeira rodada da BCLA na liderança do grupo. O confronto acontece no ginásio Maracanãzinho, às 21h10. A Fla TV vai exibir o cofronto ao vivo.
Torcida do Flamengo faz campanha para lotar o Maracanãzinho
A torcida do Flamengo costumava lotar os jogos da equipe de basquete e foi quem deu o apelido de Orgulho da Nação. No entanto, a média de público caiu muito após a pandemia de Convid-19 e não retornou ao normal até o momento. Assim, torcedores rubro-negros fazem campanha por um Maracanãzinho lotado contra o Boca Juniors.
Os torcedores colocaram a meta de público em 10 mil pessoas e levantaram a hastag “#10kNoMaracanazinho”. A campanha conta com o apoio de jornalistas rubro-negros e até atletas da equipe. Lesionado, o ídolo Olivinha repercutiu a hastag e pediu a presença dos torcedores.
O movimento gerou resultou rapidamente. Isso porque mais de 1200 ingressos tinham sido vendidos até o início desta quinta-feira (14) e a expectativa é de recorde de público na temporada. As entradas estão sendo vendidas no site do Flamengo e na bilheteria do Maracanãzinho.