Flamengo seria líder na Espanha e em Portugal; Itália tem jogo desempate

27/11/2023, 09:55
Pedro comemora gol do Flamengo contra Palmeiras, La Liga tem confronto direto como 1º critério de desempate; Real já foi campeão espanhol com mesmos pontos e saldo menor que Barcelona

O Flamengo igualou o Palmeiras no número de pontos, mas atualmente não é líder do Brasileiro por perder nos critérios de desempate. Muitos campeonatos pelo mundo, incluindo a Premier League e a Bundesliga têm o saldo de gols como principal critério de desempate. Entretanto, o Flamengo seria líder na Espanha e em Portugal neste mesmo cenário.

Tanto La Liga espanhola como a Primeira Liga portuguesa têm como primeiro critério de desempate o confronto direto entre as duas equipes empatadas. Se a mesma regra fosse aplicada no Brasil, o Flamengo, que empatou no Allianz Parque e goleou o Palmeiras no Maracanã, seria o líder do Brasileiro e dependeria só de si para ser campeão.

Leia mais: Flamengo completa 110 rodadas sem liderar Brasileirão

Real foi campeão na Espanha com saldo menor em 2007

Inclusive, este critério já foi utilizado na prática na Espanha. Em 2007, Real Madrid e Barcelona terminaram o campeonato empatados com 76 pontos. O Barcelona tinha saldo de gols muito superior, de 45 contra 26 do Real. Entretanto, o time de Madri venceu o rival em casa por 2×0 e empatou em Barcelona por 3×3. Desta forma, se sagrou campeão graças ao confronto direto.

Já outra grande liga, a Serie A, também usava o confronto direto como primeiro critério de desempate. Mas em 2022, instaurou a realização de um jogo-desempate para definir o campeão em caso dos dois primeiros colocados terminarem o campeonato com o mesmo número de pontos.

No Brasil, o confronto direto é apenas o quarto critério de desempate, atrás do número de vitórias, saldo de gols e número de gols pró. A maioria das ligas citadas acima sequer têm o número de vitórias, principal critério brasileiro, entre seus critérios de desempate.

Na prática, o Flamengo, nove gols atrás do Palmeiras, só tem chances matemáticas de se tornar líder pelos critérios de desempate até o fim do campeonato. A possibilidade concreta de título passa por pelo menos um tropeço do Palmeiras nas três últimas rodadas.