Flamengo e Libra se reúnem para decidir se aceitam proposta bilionária da Globo
O Flamengo e os demais clubes da Libra se reúnem nesta quarta-feira (7) para decidir se aceitam a proposta bilionária da Globo para renovar os direitos de transmissão do Campeonato Brasileiro. A oferta é de R$ 1,3 bilhão anuais pelos direitos de transmissão em TV aberta e fechada e mais um percentual variável das receitas do pay per view.
Se os clubes decidirem aceitar a proposta, o dinheiro será dividido de acordo com os critérios da Libra: 40% de maneira igualitária, 40% de acordo com a colocação no campeonato e 30% de acordo com a audiência. O acerto da Libra ainda garante um período de transição em que Flamengo e Corinthians receberão pelo menos o mesmo valor que em 2024, mesmo que a receita do novo contrato seja inferior.
Leia mais: Jogo do Flamengo gera raro Ibope para a Band
Flamengo, São Paulo, Atlético-MG e Bahia lideraram as negociações com a Globo. A Libra inclui ainda Palmeiras, Corinthians, Grêmio, Red Bull Bragantino, Bahia e Vitória, atualmente na Série A. O Santos, atualmente na Série B, também integra o bloco e tem a expectativa de voltar à Série A e se beneficiar do novo acordo, que valerá a partir de 2025.
Se Libra aceitar proposta, Globo pode desistir de acerto com LFF
Caso a Libra aceite a oferta da Globo, a emissora pode desistir de fazer uma proposta aos clubes da LFF, a Liga Forte Futebol, já que o acordo com a Libra já garantiria um número mínimo de transmissões por rodada nas TVs aberta e fechada. Isso significa que os jogos do Flamengo como visitante contra os clubes da LFF não seriam exibidos pela Globo, Sportv ou Premiere.
Amazon e SBT também desejam adquirir direitos do Brasileiro e podem fechar com os clubes da LFF sem concorrência.
Entretanto, ainda há a possibilidade de formação de um megabloco unindo as duas ligas para fechar um contrato único com a Globo. Recentemente, os dois clubes reiniciaram as conversas para uma possível união entre os dois blocos visando a formação de uma Liga para organizar o Campeonato Brasileiro.
O Flamengo diversificou suas receitas nos últimos anos, mas a Globo segue sendo a maior parceira comercial do clube e responsável pela maior fatia da receita bilionária do clube.