Flamengo pode ter pior 1º turno na Libertadores desde 2008

Dependendo do resultado de Palestino x Millonarios, o Flamengo pode ficar numa situação desconfortável ao fim desta rodada que não enfrentava na Libertadores desde 2008. Nas suas últimas dez participações (incluindo sete seguidas desde 2017), o Flamengo sempre terminou o primeiro turno da fase de grupos entre os dois primeiros, que garantem vaga para a próxima fase.
A última vez que o Flamengo não esteve entre os dois primeiros ao fim da terceira rodada foi em 2008. Na ocasião, o Mais Querido tinha 4 pontos, contra 6 de Cienciano (Peru) e Nacional (Uruguai). Entretanto, ganhou os três jogos que faltavam, inclusive fora de casa na altitude contra o Cienciano, e se classificou em primeiro do grupo com 13 pontos – o Nacional ficou em segundo com 12 e o Cienciano somou apenas mais um, chegando a 7.
➕ Tite responde críticas sobre poupar jogadores no Flamengo: ‘Não é novidade’
O Flamengo esteve entre os três primeiros mesmo nas 3 participações seguidas em que foi eliminado na fase de grupos, entre 2012 e 2017. Em 2012 e 2017 virou o turno em primeiro; em 2014 era segundo. Nas três ocasiões, acabou em terceiro. Neste último ano, uma curiosidade: o Bolívar, atual algoz do Flamengo, era lanterna do grupo e terminou em primeiro após ganhar seus três últimos jogos.
Flamengo só liderou nos dois momentos nas Libertadores 21 e 22
Em 2010, 2018, 2019 e 2020, o Flamengo inverteu de posição entre o turno e o fim do grupo. Nos dois primeiros anos, era líder e acabou em segundo; nos outros dois, subiu da vice-liderança para o primeiro lugar.
Somente em 2021 e 2022 o Flamengo liderou o grupo na virada de turno e também ao fim da fase de grupos. Já no ano passado, foi segundo ao fim da terceira rodada e também da última.
Este ano, se o Millonarios vencer o Palestino por dois gols de diferença, o Flamengo completará o turno fora da zona de classificação. Entretanto, o Mais Querido seguirá depedendo apenas de si para se classificar, já que se ganhar os três jogos ficará à frente do Millonarios. Para o primeiro lugar, entretanto, o Flamengo precisará de um tropeço do Bolívar contra Millonarios (fora) ou Palestino (em casa).