Flamengo na Libertadores: confira os cenários para a última rodada

27/06/2023, 09:02
Torcida do Flamengo

Atual campeão da Copa Libertadores, o Flamengo sonha com o quarto título e com o posto de maior vencedor brasileiro da competição continental. Com a final no Maracanã, a obsessão do torcedor é ainda maior pelo torneio, que terá a definição da fase de grupos nessa semana. Mas quais os cenários possíveis do Mengão na última rodada?

Com a rodada começando nesta terça-feira (27), o Grupo A só será definido na quarta (28). Flamengo x Aucas acontece no Maracanã, às 21h30 (horário de Brasília), enquanto o Racing recebe o Ñublense, no mesmo horário. Os argentinos já estão classificados, enquanto os equatorianos não tem mais chances de avançar.

Leia mais: Com mesmo número de jogos de Vítor Pereira, Flamengo de Sampaoli perde menos mas tem o mesmo grande problema

Já o Flamengo ainda pode terminar a rodada tanto na liderança do Grupo A, quanto pode ficar em terceiro e “cair” para a Sul-Americana. O Mais Querido depende apenas de si para se classificar diante de um Maracanã lotado, mas precisa de uma combinação de resultados para passar em primeiro.

Possibilidades do Flamengo na Libertadores

O Grupo A chega para a última rodada completamente indefinido, com Racing na liderança com 10 pontos, Flamengo com 8, Ñublense 5 e Aucas 4. O time de Sampaoli terá força máxima, e a expectativa é por uma vitória confortável no Maracanã. Para confirmar a classificação, um simples empate já basta, já que chegaria aos nove pontos e não seria mais alcançado na segunda posição.

Se o Flamengo vencer chega aos 11 pontos e tem a chance de assumir a liderança. Mas para isso, precisa que o Racing perca para o Ñublense em Buenos Aires. Em caso de empate no Cilindro de Avellaneda, a vaga será decidida no saldo de gols, e assim, o time de Fernando Gago tem vantagem, +3 contra +2.

Leia mais: Torcida se assusta, mas Flamengo escapa da lei do ex com Bruno Mezenga

O que pode ajudar o Mais Querido é a situação do Racing no Campeonato Argentino. Em crise e na 13ª posição, La Academia precisa se recuperar no torneio doméstico, e como já está classificado na Libertadores, Gago pode poupar jogadores contra o Ñublense, de olho no compromisso do final de semana.

Sendo assim, crescem as chances de um tropeço do clube argentino. Isso porque o Ñublense joga sonhando com uma vaga nas oitavas, mas também para confirmar o terceiro lugar e a vaga na Sul-Americana.


André Antunes
Autor

28 anos, jornalista formado na FACHA. Sou apaixonado pelo Flamengo e esportes em geral, mas com foco no futebol e basquete.