Flamengo leva jovens ao Maracanã como parte de projeto em combate ao racismo

Atualizado: 14/04/2025, 18:50
Alunos comemoram visita ao Maracanã

Alunos da Escola Municipal Miguel Ramalho foram levados pelo Flamengo, na última semana, a uma visita especial no Maracanã. A iniciativa partiu do Departamento de Responsabilidade Social do clube.

➕ Vidente faz alerta para Filipe Luís sobre Flamengo x Juventude

Premiando vencedores das melhores redações sobre o combate ao racismo, o projeto "Futuro da Nação" levou os jovens a uma visita ao templo sagrado do futebol, situado na cidade do Rio de Janeiro.

Bet365
Bet365
5/5
proGrande variedade de mercados.

Autorizada pela Portaria SPA/MF Nº 2.104-12, de 30 de dezembro 2024 | Jogue com responsabilidade +18 | Conteúdo Comercial | Aplicam-se os Termos e Condições.

Ao longo da visitação, profissionais do Departamento de Patrimônio Histórico do Flamengo acompanharam os adolescentes e, além de repassarem a história do esporte, trataram de temas relacionados ao racismo.

Entre eles, a importância de combater o preconceito, seja dentro ou fora dos gramados, e o compromisso do Flamengo com a promoção da igualdade racial. Termos como racismo estrutural também foram tocados.

Todo o material produzido pelos alunos teve como centro o combate ao racismo e a importância de promover a igualdade na sociedade. 

Este é o objetivo do "Futuro da Nação", projeto que dá voz a temas como diversidade, respeito e cidadania. Segundo o clube, foram analisadas mais de 280 redações de jovens entre nove e 14 anos.

Todos os principais espaços do Maracanã foram abertos ao passeio, como vestiários, calçada da fama, zona mista e, é claro, o gramado. Por fim, o passeio foi finalizado na tradicional sala de coletivas.

Bap propõe emenda antirracista ao estatuto do Flamengo

O combate ao racismo, inclusive, foi tema de uma emenda sugerida pelo presidente Bap ao estatuto do Flamengo. Bandeira de Mello, ex-dono do cargo, também é autor de um Projeto de Lei para combater os atos no futebol.

Entre as sugestões de Bap, estão punições contundentes em casos de racismo por parte de associados. Algumas das medidas propostas incluem:

  • Suspensão de até um ano ou exclusão do quadro social para sócios envolvidos em atos de discriminação;
  • Demissão ou rescisão contratual para funcionários que pratiquem racismo;
  • Rescisão motivada de contrato para prestadores de serviço que se envolvam em atos discriminatórios.

O Flamengo tem retorno marcado ao Maracanã nesta quarta-feira (16), em duelo pela quarta rodada do Campeonato Brasileiro. O adversário será o Juventude, às 21h30 (horário de Brasília).

E o jogo seguinte também será disputado no local, já que o Vasco — mandante do clássico do próximo sábado — decidiu levar o duelo para o Maracanã. A partida também começa às 21h30.

Pensando no duelo contra o Flamengo, o Cruzmaltino até poupou Philippe Coutinho da relação para enfrentar o Ceará, na quarta-feira, também pelo Campeonato Brasileiro.