Flamengo lança documentário sobre a primeira torcida organizada do Brasil
O Flamengo vai dar destaque a mais um capitulo da sua rica história dentro, mas também fora do campo. A primeira torcida organizado do Brasil será tema de documentário na TV oficial do Clube. Charanga Rubro-Negra, 80 anos, será lançado nesta terça-feira (11), às 19h.
O documentário vai estar disponível na FlatV+, canal de streaming por assinatura do Flamengo. O filme vai contar toda a história da torcida fundada pelo histórico Jayme de Almeida, em 1942. A Charanga Rubro-Negra foi pioneira na forma de torcer no Brasil, pois anima as arquibancadas do Mais Querido há oito décadas.
Leia Mais: STJD define situação de Marinho e Cebolinha após expulsões no Fla x Flu
O filme é mais uma ação do Flamengo para comemorar os 80 anos da Charanga Rubro-Negra. Em dez de setembro, houve uma cerimônia na sede náutica do clube. Na ocasião, o presidente Rodolfo Landim comentou sobre a importância histórica da Charanga. Landim disse: “”A primeira lembrança que tenho do Maracanã é da Charanga, na final em 1963. É um enorme prazer fazer parte desta homenagem.”
Charanga do Flamengo mudou o modo como se torcia no Brasil
Na festa, o atual presidente da Charanga lembrou das origens da primeira torcida organizada do Brasil: “A Charanga mudou a forma de assistir ao futebol. Apareceu pela primeira vez em 1942, em um Flamengo x Fluminense nas Laranjeiras”, disse o Sr. Guigui Nascimento.
Ele continuou: “O público, acostumado com roupas elegantes, mas também aplausos às boas jogadas, foi aos poucos sendo engolido pela festa popular que Jayme de Carvalho levou para as arquibancadas em jogos do Flamengo. O locutor Ary Barroso deu à banda o apelido de “charanga”, pois a qualidade dos músicos era duvidosa na época. É a raiz de todas as outras torcidas do Flamengo. O Jayme era um festeiro. A nossa finalidade é fazer a festa”, disse Guigui.”