Junho é o mês da representatividade LGBTQIAP+. Dessa forma, o Flamengo, em parceria com a Reserva e o Mercado Livre, lançou uma camisa do orgulho LGBTQIAP+. A camisa é um lançamento exclusivo com os dois patrocinadores e pode ser encontrada no Mercado Livre. Apesar disso, até o fechamento desta matéria, a camisa ainda não está disponível no link que o Flamengo publicou.
Esta não é a primeira vez que o Mengão lança uma camisa com a temática da representatividade LGBTQIAP+. Anteriormente, em 2021, o Flamengo junto à Adidas fez a camisa Pride, na cor roxa e com a bandeira do orgulho LGBTQIAP+ no centro da camisa. Ao contrário do novo modelo, a camisa Pride era em um modelo similar ao de jogo, enquanto a nova é uma camisa casual.
Leia mais: Flamengo tem melhor início no Brasileirão desde 2019
Flamengo ignorou dia de combate à homofobia
Apesar disso, o Flamengo não se manifestou em suas redes sociais sobre o dia de combate à homofobia, no dia 18 de maio. Dentre os principais clubes brasileiros, o Flamengo foi o único que não se posicionou na data. Entre os clubes da Série A, apenas Cuiabá e Coritiba também não se posicionaram.
Em 2022, o Mais Querido teve que responder na Justiça por não incluir o número 24 na lista de jogadores da Copa São Paulo de Juniores. Assim como o Flamengo, a CBF passou pelo mesmo questionamento. O número tem uma associação pejorativa a homossexuais por representar o veado no jogo do bicho.
Por fim, a postura do Flamengo ocorreu após o clube promover uma palestra com o senador Carlos Portinho (PL-RJ). Dias antes da palestra, o senador tentou retirar da nova Lei Geral do Esporte um artigo que pune homofobia (e demais atos discriminatórios de torcidas organizadas) com banimento dos estádios.
Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.