Flamengo lança camisa de orgulho LGBTQIAP+

13/06/2023, 22:01
Nesta terça-feira (13), o Flamengo lançou uma nova camisa de orgulho LGBTQIAP+ em parceria com o Mercado Livre e a Reserva

Junho é o mês da representatividade LGBTQIAP+. Dessa forma, o Flamengo, em parceria com a Reserva e o Mercado Livre, lançou uma camisa do orgulho LGBTQIAP+. A camisa é um lançamento exclusivo com os dois patrocinadores e pode ser encontrada no Mercado Livre. Apesar disso, até o fechamento desta matéria, a camisa ainda não está disponível no link que o Flamengo publicou.

Esta não é a primeira vez que o Mengão lança uma camisa com a temática da representatividade LGBTQIAP+. Anteriormente, em 2021, o Flamengo junto à Adidas fez a camisa Pride, na cor roxa e com a bandeira do orgulho LGBTQIAP+ no centro da camisa. Ao contrário do novo modelo, a camisa Pride era em um modelo similar ao de jogo, enquanto a nova é uma camisa casual.

Leia mais: Flamengo tem melhor início no Brasileirão desde 2019

Flamengo ignorou dia de combate à homofobia

Apesar disso, o Flamengo não se manifestou em suas redes sociais sobre o dia de combate à homofobia, no dia 18 de maio. Dentre os principais clubes brasileiros, o Flamengo foi o único que não se posicionou na data. Entre os clubes da Série A, apenas Cuiabá e Coritiba também não se posicionaram.

Em 2022, o Mais Querido teve que responder na Justiça por não incluir o número 24 na lista de jogadores da Copa São Paulo de Juniores. Assim como o Flamengo, a CBF passou pelo mesmo questionamento. O número tem uma associação pejorativa a homossexuais por representar o veado no jogo do bicho.

Por fim, a postura do Flamengo ocorreu após o clube promover uma palestra com o senador Carlos Portinho (PL-RJ). Dias antes da palestra, o senador tentou retirar da nova Lei Geral do Esporte um artigo que pune homofobia (e demais atos discriminatórios de torcidas organizadas) com banimento dos estádios.


Leonardo de Deus
Autor

Sou de Teófilo Otoni-MG, mas moro e estudo jornalismo em Belo Horizonte, na PUC Minas. Apaixonado pelo Flamengo, videogames, Samba, MPB e sou ex-tenista.